Um resultado histórico! A velejadora do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Ludmila Lira, conseguiu o feito de encerrar o Campeonato Europeu de Optimist, na Bulgária, entre as oito melhores atletas da competição. O campeonato, um dos mais importantes e disputados do calendário da classe, foi encerrado neste sábado (5 de agosto). Esta foi a primeira vez que Ludmila representou o País no Europeu.
Durante os cinco dias de competição, dez regatas foram disputadas. A soma de todos os resultados levou a pernambucana ao 8º lugar da classificação geral feminina com 102 pontos perdidos. A campeã foi a argentina Donna Mazzucchelli. Ao todo, 108 velejadoras do mundo disputaram o Europeu de Optimist.
“Maravilha! Ludmila mandou bem mesmo. Quanta alegria para nosso clube. Importante destacar o trabalho de base que o Cabanga vem desempenhando sob o comando de Edival Júnior”, comemorou o comodoro do Cabanga, Jaime Monteiro Jr, que não esqueceu de destacar o apoio incondicional que a velejadora teve dos seus pais e irmã. “Parabéns Patricia Maranhão, Gésio Lira e Leticia Maranhão, quando a família se une o objetivo fica mais próximo; time muito bom”, complementou.
Os bons números de Ludmila no Europeu são um reflexo do excelente desempenho que a velejadora conseguiu manter durante toda competição, brigando sempre na frente pelo topo do ranking, tanto que chegou às regatas finais competindo na flotilha de ouro, grupo composto por atletas que brigam diretamente pelo título.
Além da pernambucana, mais três velejadores compuseram o time verde-amarelo em águas internacionais. Na competição masculina, o brasileiro mais bem colocado foi Germano Santos, que encerrou o campeonato na 49ª colocação da flotilha ouro. Compondo a flotilha bronze, Ricardo Coutinho foi 0 12º, seguido de perto por Felipe Berardo, 16º colocado.