As histórias da embarcação O Guardian, do comandante alagoano João Sombra, ganharão as páginas de mais um livro. No próximo mês de maio, o Cabanga Iate Clube de Pernambuco abrirá às portas da sua sede para o lançamento oficial em Pernambuco da obra “O Guardian na Austrália”.
“O Guardian na Austrália” narra a primeira passagem do veleiro alagoano pela Austrália, em 2000. A obra traz muitas informações e dicas importantes para quem lá chegar de veleiro, ou mesmo querer conhecer aquele notável país. Narra, ainda, as aventuras do Guardian acompanhada de muitas fotografias.
A obra, que tem 210 páginas e é fartamente composto de fotografias, será vendido ao preço de R$ 35. Após o lançamento em Maceió/AL, Recife (Cabanga), Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, o livro estará sendo comercializado no site da embarcação, que pode ser acesado clicando aqui.
Arquiteto, cruzeirista e amante do mar, João Sombra é conhecido por elaborar uma ampla documentação sobre os lugares que visita, em forma de livros e vídeos. O primeiro livro da série Guardian foi “O Guardian velejando o Pacífico”. O acervo de obras da série Guardian não se resume apenas a esta última obra. Outros livros da série podem ser consultados clicando aqui.
GUARDIAN
O Guardian é um veleiro clássico americano todo em carvalho e mogno, um SLOOP de 43 pés, preparado e adequado para cruzar oceanos. Em seu roteiro de circunavegação, o Guardian já passou pelas Ilhas Hawaianas, toda a Polinesia Francesa, Niue, Ilhas Cook, Reino de Tonga, e Nova Zelândia, Fiji, Vanuatu, Nova Caledonia, Bali, Singapura,Malasia e Tailandia. Dotado de navegação por satélite, rádios, piloto automático, motor central Perkins, 60hp, Gardian navega a maior parte do tempo na vela. Usa o motor somente em calmarias e chegadas aos portos nas manobras. Tem capacidade para abrigar confortavelmente sete pessoas a bordo.
A tripulação é composta, basicamente, do capitão e dois tripulantes – João Francisco Sombra de Albuquerque, comandante da embarcação, arquiteto, cruzeirista e amante do mar; Átila, filho mais novo, com 22 anos, amante das coisas do mar. Excelente surfista e um dos poucos brasileiros a surfar as ondas gigantes de Waimea, no Hawaii; Alexandre, filho mais velho, com 26 anos, também surfista e caçador de polvos; e Balbina, esposa do comandante.