O Jornal Almanáutica produziu um especial sobre a Refeno. A partir desta quarta-feira (14), publicaremos cada uma das seis reportagens produzidas pelo veículo.

1º Capítulo – Refeno: Uma história

 

Você conhece a história da Refeno, a Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha que este ano completa 30 anos de história? Sabe porque apesar de 30 anos, a próxima será a edição 28? Sabe quem foram os primeiros participantes? Que no início ela se chamou Cruzfafeno? Temos muita história pra contar! A partir de hoje vamos publicar uma série de 7 matérias contando essa história. Não perca. Conte a seus amigos. Compartilhe! Tudo começou com…

A descoberta de Fernando de Noronha, em 1503, é atribuída ao navegador Américo Vespúcio, participante da segunda expedição exploratória às costas brasileiras, comandada por Gonçalo Coelho e financiada pelo fidalgo português Fernão de Loronha, arrendatário de extração de Pau-Brasil. “O paraíso é aqui”, teria dito Vespúcio quando abordou aquela ilha deserta em l0 de agosto de 1503. É mesmo…

Abandonada por mais de dois séculos e situada na rota das grandes navegações, foi abordada por muitos povos, sendo ocupada temporariamente no século XVII por holandeses, e no século XVIII, pelos franceses. As invasões motivaram a definitiva ocupação por Portugal a partir de 1737, sendo construído o sistema defensivo com dez fortificações – “o maior sistema fortificado do século XVIII no Brasil”, diziam.

Noronha é pródiga em redutos arqueológicos. Alguns dos fortes estão de pé ainda hoje. De outros restam apenas evidências arquitetônicas. Entre eles, a Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios é o maior, e está localizada sobre uma colina 45 metros acima do nível do mar, de onde se tem uma linda vista do porto e arredores. Sua implantação foi definida a partir de uma estrada, que segue todo o morro até suas muralhas.

Datada do século XVIII, foi construída por Diogo Silveira Veloso em 1737 sobre um antigo forte holandês de 1629. No passado, foi ela que abrigou os presos comuns condenados a longas penas. Esses presos foram, em parte, responsáveis por algumas construções e pela manutenção da estrutura do sistema viário que interliga as vilas. Em 1938, o arquipélago foi cedido à União para a instalação de um presídio político. Em 1942, durante a II Guerra Mundial, criou-se em Noronha um Território Federal Militar. Para lá foi o destacamento misto de guerra, que fez uma aliança com a marinha norte-americana, instalando na ilha uma base de apoio, com cerca de trezentos homens.

Na próxima matéria: A origem da Refeno e seus criadores. Nâo perca!

REFENO 2016
Até o momento, quase 50 barcos já estão inscritos, reunindo 12 estados do Sul, Sudeste e Nordeste. Pernambuco e São Paulo lideram o número de inscrições com 12 embarcações cada. As inscrições para a 28ª Edição da Refeno podem ser realizadas no site da Refeno acessando www.refeno.com.br

Link: https://goo.gl/3rocio