A Marinha do Brasil, em parceria com o Cabanga Iate Clube de Pernambuco, realizará a Prova Extra de Capitão Amador no Recife. O exame será aplicado no dia 22 de setembro, dois dias antes da partida da 33ª edição da Regata Internacional Recife Fernando de Noronha (Refeno), para que os aprovados já possam participar da tradicional travessia do Recife para Noronha como Capitão Amador.
As inscrições estão abertas e deverão ser realizadas na secretaria do Cabanga. A partida da 33ª edição da Refeno será no dia 24 de setembro, do Marco Zero do Recife. Serão 300 milhas náuticas (560 km) até o arquipélago.
Refeno divulga programação médica da Ação Social deste ano
A Marinha do Brasil realiza a prova para Capitão Amador apenas duas vezes por ano. Porém, acatou o pedido do Cabanga valorizando, assim, a importância da Refeno, um dos maiores eventos esportivos no calendário pernambucano.
Os aprovados na prova de Capitão Amador estão aptos a conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros, sem limite de afastamento da costa, exceto moto aquática. Vale lembrar que o inscrito para realizar o exame de Capitão Amador já deve ter a carteira de Mestre-Amador.
PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO E PROVA
1º) Preencher, imprimir o requerimento para Inscrição no site: https://www3.dpc.mar.mil.br/scam/emitgruscam/mensagem.asp?v_destino=servicos e emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 52,00;
2º) Apresentar na secretaria da Refeno a cópia autenticada dos seguintes documentos:
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Comprovante de Residência com CEP, expedido no prazo máximo de noventa (90) dias corridos em nome do interessado;
- Identidade e CPF;
- Candidatos de fora do Estado de Pernambuco devem encaminhar as inscrições para o Cabanga Iate Clube de Pernambuco por Sedex (Av. Engo. José Estelita, s/n, Cabanga, Recife/PE, CEP 50090-040);
- A prova será no dia 22 de setembro de 2022, das 8h às 12h, na Capitania dos Portos de Pernambuco;
- Os candidatos inscritos deverão apresentar um documento oficial com foto (preferência CNH).
Fotos: Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga