(Foto: Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga)

Imbatível. A embarcação Camiranga escreveu, mais uma vez, o seu nome na historia da Regata Internacional Recife/Fernando de Noronha (Refeno). Neste domingo (1º de outubro), o veleiro do Rio Grande do Sul conquistou o Troféu Fita Azul da Refeno pelo quarto ano consecutivo, com direito a quebra do próprio recorde entre os barcos monocasco. Do Marco Zero do Recife até a praia do Boldró, o barco comandado por Samuel Albrecht completou a travessia de 292 milhas náuticas (545 quilômetros) em 19h03min18s.

Assim como previsto, o barco do Rio Grande do Sul liderou a prova de ponta a ponta. A travessia até Noronha foi com ventos variando de 15 a 20 nós e ondas de até 2,5 metros. Até o momento, a segunda colocação geral está com o trimarã pernambucano, Patoruzú, do comandante Higínio Marinsalta, principal adversário do Camiranga até então. A terceira colocação está com o veleiro Tapioca, do Rio de Janeiro. 

Ano após ano, o desempenho do Camiranga, um Soto 65, com 20 metros de comprimento, na Refeno vem sendo de alta performance. Em 2014, o barco completou a travessia em 22h40min43. No ano seguinte, baixou o tempo em duas horas, fechando em 20h26min37. Em 2016, diminuiu para 19h56min40. O atual recorde geral da Refeno é do veleiro Adrenalina Pura, da Bahia, com a marca de 14h34min54, em 2007.

Além do Fita Azul, o Camiranga ainda disputa o título na categoria ORC, no tempo corrigido. O anúncio oficial será na premiação, em Fernando de Noronha, marcada para a próxima quarta-feira (04), no Museu do Tubarão.

O próximo desafio do Camiranga após o retorno para o continente será a disputa da tradicional regata Santos/Rio, prevista para 28 de outubro.

A 29ª edição da Refeno, considerada uma das maiores competições de vela oceânica do Brasil, reuniu 47 embarcações e 352 tripulantes de 11 estados do Brasil e mais dois países. Os tripulantes estarão divididos em nove classes: multicasco (Catamarã e Mocra) e monocasco (RGS A, RGS B, ORC, Aberta, Bico-de-Proa, Aço e Turismo).

ACOMPANHAMENTO EM TEMPO REAL

O amante da vela que quiser acompanhar a Refeno em tempo real poderá acessar o link no site da regata (https://goo.gl/J8vs8D). A transmissão pode ser feita de um modo geral (visualizando todos os barcos), por classe (visualizando os barcos que competem em determinada categoria) ou individual.

HISTÓRICO

A Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha (Refeno) atrai, todos os anos, competidores do Brasil e de várias partes do mundo. Considerada a primeira regata oceânica do país, a Refeno foi criada em 1986.

PATROCÍNIO

A Refeno 2017 conta com o patrocínio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Governo do Estado de Pernambuco e da Empetur, além do apoio da Capitania dos Portos de Pernambuco, 3º Distrito Naval, Administração de Fernando de Noronha, Prefeitura da Cidade do Recife, Parque Marinho de Fernando de Noronha, ICMBio, Armazéns do Porto, Porto Novo, Agemar, Revista Náutica, Luzeiros Hotéis, Texas Bar e Downtown Pier.​