Mesmo com ventos fracos em muitos instantes da competição, os velejadores do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Guilherme Araújo e Milena Araújo, conseguiram sua segunda melhor pontuação no Mundial da Juventude, em Haia, na Holanda. No terceiro dia de disputas da Classe Nacra 15, a dupla obteve 9 pontos na sexta regata – o melhor desempenho havia sido no primeiro dia, 8 pontos na segunda regata.
Na sequência, eles cravaram 14 pontos (descarte), 11 e 13 nas regatas sete, oito e nove, nessa ordem. No geral, até o momento, estão com 90 pontos e em 12º lugar. Vale a pena destacar que Guilherme, 16 anos, e Milena, 14, estão estreando em Mundiais da Juventude e competindo contra velejadores mais acostumados ao Nacra 15.
Julho: mês dos Mundiais e Torneios Internacionais no Cabanga
Durante a preparação, eles treinaram com Nacra 17 no Recife. No Brasil só tem um Nacra 15, que fica no Rio e pertence à Confederação Brasileira de Vela (CBVela). Guilherme e Milena treinaram no Rio 3 vezes com o barco. Na Holanda, os treinos da vela jovem foram todos no Nacra 17. Eles também treinaram de Hobie Cat 16 em vários campeonatos, para aperfeiçoar largada e regata.
LIDERANÇA
A liderança mudou de mãos. Os suíços Axel Granjean e Noemie Fehlmann estão com 12 pontos, três a menos do que os espanhóis Daniel Garcia de la Casa e Nora Garcia de la Casa, com 15 pontos. Em terceiro seguem os franceses Tiphaine Rideu e Titouan Moreau, com 22 pontos.
Catorze duplas disputam o Mundial da Juventude da Classe Nacra. Ao todo, são 450 velejadores no Mundial, representando 69 países.
Foto: Divulgação/Mundial da Juventude