Aos 13 anos e com três de experiência no esporte, o velejador do Cabanga Iate Clube de Pernambuco Henrique Penna está na reta final de preparação para o Campeonato Sul-Americano de Optimist, que será realizado em Paracas, no Peru. A competição será disputada entre os dias 15 e 22 de abril. Antes, ele vai participar de uma Clínica de Treinamento no Rio de Janeiro. A viagem para a Cidade Maravilhosa já ocorre na próxima quinta-feira (6/4).

O Sul-Americano do Peru será sua primeira experiência em outro país. Ano passado, ele disputou a competição continental, porém, ela foi realizada no Rio de Janeiro.  “Estou com uma expectativa bem legal, de aprender muito e ter bons resultados”, destacou o velejador. A vaga para o Sul-Americano foi conquistada no Campeonato Brasileiro da Classe, realizado em janeiro, em Brasília.

Luciana Raposo superou até bolada na perna na conquista do Sul-Americano na Argentina em 1987

Dante Novaes e Eduardo Magalhães vencem 1ª Etapa do Ranking Pernambucano de Snipe

Henrique se interessou pela vela após entrar na Escolinha do Cabanga. E não mais largou o esporte. “Meu pai (Antônio Penna) comprou um título do Cabanga e no primeiro fim de semana vi os barcos na água e gostei bastante. Entrei na Colônia de Férias e na Escolinha. Participei também de Clínicas em Maria Farinha e no Rio de Janeiro. Gosto de vento forte e treinar”, enfatizou Henrique.

BEATRIZ E CATARINA

O Cabanga vai ter mais dois representantes nas competições internacionais de Optimist nesta temporada. Ou melhor, duas. Beatriz Raposo vai para o Campeonato Africano no Marrocos, em maio, enquanto Catarina Gondim vai para o Campeonato Norte-Americano, em julho, na Antígua.

Fotos: Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga