A prática de badminton retornou ao Cabanga Iate Clube de Pernambuco oficialmente neste sábado (11). Das 11h às 14h, a garotada teve a oportunidade de conhecer um pouco mais esse esporte, oriundo da Inglaterra, e iniciar a prática. Durante três horas os associados presentes à quadra do Cabanga tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história do badminton e das regras.

“Nas primeiras partidas apresentamos o esporte e às regras. Depois formamos as duplas e eles já começaram a jogar”, destacou Inaldo Leite, um dos fundadores da Federação Pernambucana do esporte que atualmente desenvolve um projeto de badminton no Santos Dumont, em Boa Viagem, e dirige a equipe Badminton Team, responsável por esse projeto no Cabanga.

Inaldo Leite também falou da importância da prática de badminton ou de qualquer outro esporte na formação da cidadania do indivíduo. “Todo esporte, ao meu ver, tem uma função social muito grande. Ele leva a uma vivência de troca de conhecimento, decisão de regras, combinar jogadas, com isso o esporte torna-se um elemento importante para formação da cidadania, respeito, entender os limites, conhecer os colegas”, comentou Inaldo, professor de Badminton que ministra as aulas com Paulo Fernando.

Apesar de ser um esporte olímpico desde 1992 e ser praticado em quase todos os países do mundo, o badminton ainda é um esporte pouco conhecido no Brasil. A maior incidência de praticantes de badminton no País é no Rio de Janeiro e em São Paulo. No Nordeste, o Piauí desenvolve um trabalho bem interessante na área e tem hoje o maior número de praticantes da região. No mundo, China, Índia e Inglaterra despontam como os melhores países no esporte.

“Em Pernambuco estamos no processo de estruturação de campeonatos com o objetivo de alcançar um número cada vez maior de atletas. Hoje, a equipe Odip, de Gravatá, é a mais tradicional do nosso estado no badminton”, complementou Inaldo Leite.

FINAIS DE SEMANA
Como já anunciado anteriormente pelo diretor de Esportes Terrestres do Clube, Renato Soares, a prática de badminton estará à disposição dos associados do clube sempre todos os sábados e domingos, das 11h às 14h. “Paralelo a esse trabalho estamos realizando um planejamento para pulverizar e incentivar a prática de outros esportes no clube”, comentou Renato.