Getting your Trinity Audio player ready...

Um dos símbolos da Marinha do Brasil, conhecido internacionalmente como a “Embaixada Brasileira no Mar”, o Navio-Veleiro Cisne Branco voltou a participar da 36ª Regata Internacional Recife Fernando de Noronha (Refeno) após dois anos. A imponente embarcação chegou ao Arquipélago na manhã desta segunda (29/09).

A bordo na travessia da Refeno estiveram Almirantes da grande importância na corporação e representantes do Cabanga: o Comodoro Altair Júnior, o Contra Comodoro Paulo Collier de Mendonça, o Diretor de Pesca Jerreneri Vital, e o integrante da Comissão de Regata Rafael Chiara.

“Foi uma travessia maravilhosa, uma experiência única. É o sonho de todo o velejador fazer essa travessia no Cisne Branco e fui convidado pela Marinha do Brasil para fazê-la. Acho que sou o primeiro Comodoro em atividade que participa da Refeno desta forma. Foi uma honra”, afirmou o Comodoro Altair Júnior.

O navio atua no cumprimento de missões diplomáticas e de representação nacional e internacional, também contribuindo diretamente para a formação marinheira de jovens militares, a preservação das tradições navais e a promoção da cultura oceânica.

“Foi uma oportunidade única de confraternização com a Marinha, que é uma parceira histórica do Cabanga nessa regata. Acho que antes de tudo simboliza um reconhecimento do trabalho e a seriedade com as quais o Cabanga conduz essa regata. Fomos absolutamente bem tratados. Estavam a bordo três Almirantes, o comandante do navio, o capitão aposentado, alunos da Escola de Oficiais, todos com uma gentileza sem igual. E o barco é simplesmente fantástico e impressiona pela qualidade e o preparo da tripulação”, ressaltou o Contra Comodoro do Cabanga Paulo Collier de Mendonça.

PATROCÍNIO/APOIO
A 36ª Refeno tem o patrocínio da Heineken Zero, Empetur e Governo de Pernambuco, Banco do Nordeste e Governo Federal, Indústrias Becker, Baterias Moura, Shineray Eletric, Zeekr Auto Oriente, Dislub e Agemar.

E apoio da Marinha do Brasil, ICMBio, Terceiro Distrito Naval, Capitania dos Portos de Pernambuco, Escola de Aprendizes Marinheiros, Polícia Federal, Prefeitura do Recife, Prefeitura de Cabedelo (Secretaria de Turismo), Porto do Recife, Adepe, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Administração de Fernando de Noronha, Secretaria do Meio Ambiente Sustentabilidade e Fernando de Noronha, CBVela, Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO), FPVela, Flotilha Frevo, Iate Clube da Paraíba, Iate Clube de Sergipe, Pernambuco Iate Clube, Aratu Iate Clube, Livedot Tracking e Carlos Pinto Advocacia.

Foto: Diego Lins / AfterClick Cabanga