Foi encerrada, na última quarta-feira (12/01), a fase classificatória do 50º Campeonato Brasileiro de Optimist. Das duas regatas previstas para o dia, na raia de Maria Farinha (Litoral Norte de Pernambuco), apenas uma foi realizada após a Comissão de Regata passar cerca de três horas na água esperando a melhora da situação do vento, que esteve em condição fraca.
O velejador Arthur Back, do Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), segue na liderança, assim como a velejadora Melissa Paradeda, do Iate Clube de Santa Catarina (ICSC), permanece na 2ª posição. Já o 3º lugar, que pertencia a Joana Cocchi Kubelka, do ICRJ, foi tomado por Théo Sartor, do Yacht Club Santo Amaro (YCSA).
Nesta quinta-feira (13/01), os classificados para a Flotilha Ouro e os velejadores que foram para a Flotilha Prata dão uma pausa nas disputas, retomando as regatas finais neste fim de semana (15/01 e 16/01) e na segunda-feira (17/01). Em compensação, também em Maria Farinha, na subsede do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, haverá a partida do Campeonato Brasileiro de Optimist por equipes.
Flotilhas Ouro e Prata
Do 1º ao 69º colocado geral da classificação provisória, após três dias seguidos de disputa (cinco regatas no total), disputam a Flotilha Ouro, que vale o título, enquanto a outra metade foi para a Flotilha Prata. Ao todo, 139 embarcações de nove estados do Brasil estão participando do certame: São Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Distrito Federal e Paraíba.