A flotilha do Cabanga Iate Clube de Pernambuco deu um show em águas cariocas, durante o Brasil Centro de Optimist, disputado na última semana, no Rio de Janeiro. Onze velejadores do Estado estavam presentes no certame. Vale destacar o excelente desempenho do jovem Roberto Cardoso, que encerrou sua participação no evento ocupando o segundo lugar geral da classificação. O resultado lhe rendeu uma vaga para o Campeonato Norte-Americano da classe, que ocorre no Canadá entre os dias 25 de junho e 2 de julho.

Na ocasião, a velejadora Marina da Fonte foi campeã do Brasil Centro de Optimist Feminino. A pernambucana liderou praticamente todos os dias de regatas, classificando-se pela primeira vez para o Campeonato Mundial da classe, a ser disputado entre os dias 11 e 21 de julho, na Tailândia. Ludmila Lira também foi destaque. A velejadora foi a única pernambucana que conseguiu qualificação para o Campeonato Europeu, que acontece na Bulgária entre os dias 30 de julho e 8 de agosto.

Júlia Ollivier, Gabriel Souza e Letícia Lira completam o Time Cabanga nas competições internacionais. Ao lado de Roberto Cardoso, os três atletas já estão com passaporte carimbado para também disputar o Campeonato Norte-Americano. É importante ressaltar que o Cabanga Iate Clube de Pernambuco é o clube que vai enviar o maior número de velejadores para os campeonatos internacionais.