Um dia inesquecível para vela do Cabanga Iate Clube de Pernambuco. Assim está sendo considerado este sábado (19 de março de 2016). Pela primeira vez na história, Pernambuco terá cinco representantes em uma competição sul-americana de Optimist, que neste ano será realizado em Salinas, no Equador.
Os responsáveis por esse feito nunca antes alcançado no Estado são Ludmila Lira (13 anos), Marina Hutzler (14), Marina da Fonte (13), Roberto Cardoso (12) e Tiago Monteiro (15). O quinteto do Cabanga carimbou o passaporte após um excelente desempenho no Campeonato Brasileiro de Optimist 2016, realizado em janeiro, na cidade de Jurerê/SC.
“Não tenho dúvida que estamos vivendo o melhor momento da vela em Pernambuco. Tudo isso é fruto de um trabalho de base que o Cabanga vem realizando ao longo dos últimos anos. Temos bons nomes e as expectativas são as melhores aqui no Equador”, garantiu o treinador de vela do Cabanga e da delegação do Brasil no Equador, Edival Júnior.
As primeiras disputas do Sul-Americano 2016 serão realizadas a partir do meio dia deste sábado (19), no Salinas Yacht Club. Estão programadas até dez regatas, com no máximo três por dia dependendo das condições de vento, que durante toda competição devem ser fracos, girando em torno de 5 a 10 nós. (Confira programação abaixo)
Experiente no assunto e com quatro sul-americanos de optimist na bagagem, a ex-velejadora do Cabanga Iate clube de Pernambuco Roberta da Rosa Borges comemora o atual momento da vela pernambucana. “Estou muito feliz e contente com essa geração. Isso é excelente e tenho comentado com todos que encontro e falo do assunto. O Cabanga sempre teve a tradição de mandar velejadores para essas competições, mas o peso de ser a maior delegação com os resultados alcançados no último brasileiro é algo muito grande e significativo. É muito bom ver que o trabalho do Cabanga de fomento a vela continua a todo vapor. Isso é histórico e me dá um orgulho danado”, disse a velejadora que coleciona dois títulos Sul-Americanos de Optimist Feminino (1998/1999) e um vice (1997).
APOIO
Além do Cabanga, os cinco velejadores pernambucanos que disputarão o Campeonato Sul-Americano de Optimist receberam as passagens para o Equador através do programa Passaporte Esportivo, da Secretaria Executiva de Esportes do Governo de Pernambuco.
DELEGAÇÃO DO BRASIL NO SUL-AMERICANO DE OPTIMIST
Pernambuco (5)
Ludmila Lira
Marina Hutzler
Marina da Fonte
Roberto Cardoso
Tiago Monteiro
Rio Grande do Sul (3)
Lucas Stolf
Vinicius Koeche
Gabriel Kern
Rio de Janeiro (3)
Pedro Madureira
Guido Hirth
Luíza Moré
Santa Catarina (2)
Guilherme Durieux
José Irineu da Silva
Bahia (1)
Ricardo Coutinho
São Paulo (1)
Nicolas Bernal
Comissão Técnica
Cássio do Canto (Team Leader)
Átila Pellin (treinador)
Edival Júnior (treinador)
CRONOGRAMA DE REGATAS
Sábado (19/03) – regatas
Domingo (20/03) – regatas
Segunda-feira (21/03) – regatas
Terça-feira (22/03) – regatas por equipe
Quarta-feira (23/03) – folga
Quinta-feira (24/03) – regatas finais
Sexta-feira (25/03) – regatas finais e cerimônia de premiação