O ano de 2019 começa com uma grande competição para a flotilha de Optimist do Cabanga. De 8 a 15 de janeiro, em Ilhabela, São Paulo, nossos velejadores participarão do 47º Campeonato Brasileiro da classe. No total, o clube será representado por cinco competidores, que disputarão até 12 regatas, com no máximo três por dia.
Na flotilha do Cabanga estão Antônio da Fonte, Guilherme Araújo, Júlio César Avelar, Miguel Andrade e Thaís Guimarães. Júlio César Avelar, inclusive, foi o 4º colocado na competição de 2017, na categoria mirim masculino.
O Campeonato Brasileiro por Equipes, incluído no evento, acontecerá no dia 11, disputado por 16 times. Cada estado pode inscrever uma equipe e a premiação será no mesmo dia, para os três primeiros colocados. Em 2016, o Cabanga levou Pernambuco ao pódio com o 3º lugar.
“Temos velejadores experientes como Antônio e Júlio César, que estão em constante evolução. A preparação foi intensa em Maria Farinha, no mês de dezembro, e acredito que eles estão prontos para conquistar vagas na seleção brasileira para as competições internacionais. Todos têm condições de ficar entre os dez primeiros. Isso só mostra a força da nossa flotilha que está sempre preparada e se destacando”, afirmou o técnico Edival Júnior.
Já no individual, a premiação será apenas no dia 15 e serão contemplados do 1º ao 10º geral; do 1º ao 5º mirim (masculino e feminino); 1º ao 5º infantil (masculino e feminino); do 1º ao 5º juvenil (masculino e feminino); o melhor Estado e a melhor Flotilha.
O histórico do Cabanga é positivo na principal competição nacional da classe, que é a porta de entrada para a vela. As principais conquistas, nos últimos anos, foram os títulos de Tiago Monteiro e Marina da Fonte, no torneio realizado em Jurerê, em Santa Catarina, em 2016. Tiago Monteiro, antes, já havia sido vice-campeão também.