Como reza a tradição, após a realização da Copa Brasil Estreante, será dada a largada, nesta segunda-feira (12), para a 43ª edição do Campeonato Brasileiro de Optimist, que será realizado na raia da Praia do Flamengo-Escola Naval, na Baia de Guanabara, no Rio de Janeiro.

Mais de 160 velejadores de todo Brasil estão na disputa. De Pernambuco, 16 velejadores do Cabanga Iate Clube de Pernambuco (ver lista abaixo) disputarão o título. Estão programadas até doze regatas, a depender das condições do vento. As regatas começam a partir das 13h. A grande final está marcada para o próximo dia 18.

Assim como na Copa Brasil Estreante, o técnico de vela do Cabanga, Edival Júnior, está bastante confiante na Flotilha de Optimist do clube pernambucano. “Eu estou muito confiante na nossa flotilha. O nível do Campeonato Brasileiro é muito elevado e muito forte. Mas, estamos com um time muito forte. Tanto no grupo dos mais experientes, como no grupo dos estreantes”, disse.

Um dos destaques da vela pernambucana é Tiago Monteiro, que em 2014 terminou o Brasileiro realizado em Maria Farinha na terceira posição e em quarto no ranking geral, garantindo vaga para o Mundial da classe na Argentina, feito que há 15 anos não acontecia em Pernambuco.

“Tiago Monteiro é o mais experiente e com toda certeza deve brigar pelas primeiras posições. No infantil temos Marina Hutzler e Tiago Soares que também vão chegar com chances. Chegaremos forte em todas as categorias”, garantiu o treinador.

REGRAS
O Brasileiro é seletiva para três importantes eventos internacionais da classe: Campeonato Mundial de Optimist, Campeonato Europeu e Optimist NorthAmerican Championship.

Após a realização do Brasileiro e do Sul-Brasileiro de Optimist, a Associação Brasileira de Optimist somará a pontuação das duas competições e divulgará a relação dos velejadores que estarão aptos a disputarem o Mundial, Europeu e Norte Americano de Optimist. Apenas os cinco primeiros do ranking geral garantem vagas para o Mundial.

Os velejadores que terminarem da sexta à oitava colocação disputarão o Europeu, que contará, ainda, com a primeira colocada entre as mulheres. Estarão classificados para o Optimist NorthAmerican Championchip os atletas que ficarem do nono ao 19º lugar no ranking geral, além das quatro melhores velejadoras brasileiras da categoria.

É importante lembrar, também, que os 15 primeiros do Brasileiro garantem vaga para o Sul-Americano de Optimist.

Relação da delegação pernambucana que disputará o Brasileiro de Optimist em 2015

Masculino (dez)
Tiago Monteiro
Tiago Soares
Guilherme Santa Anna
Roberto Cardoso
Rodrigo Villaroel
Vinícius Oliveira
Arthur Granja
Júlio Cesar Avellar
Pedro Henrique Wiegand
João Pedro Cardoso

Feminino (seis)
Letícia Lira
Ludmila Lira
Marina Hutzler
Julia Ollivier
Luísa Vasconcelos
Marina da Fonte