Os velejadores do Cabanga Iate Clube de Pernambuco estão prontos para a disputa da XXIV Copa da Juventude, considerado o maior evento da Vela Jovem no Brasil, que será realizado de 05 a 08 de setembro na sub-sede do Cabanga, em Maria Farinha, e tem o apoio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco. Pernambuco será representado por Tiago Monteiro na classe Hobie Cat 16, Gustavo Guedes e Rodrigo Villaroel na Laser e Vinícius Oliveira na classe 29er.

“Estamos sediando uma importante competição para vela jovem do Brasil. O Cabanga está pronto e de braços abertos para receber todos os velejadores. Será um grande evento”, comemorou o comodoro do Cabanga, Jaime Monteiro Jr.

O campeonato vai reunir mais de 60 atletas representando 11 clubes náuticos de sete estados diferentes, que vão enfeitar as raias do Litoral Norte do Estado com 40 embarcações.

“É extremamente importante para Pernambuco sediar um campeonato deste porte. Temos a tradição de revelar ótimos velejadores no nosso Estado. Nada melhor, então, do que realizar um campeonato deste nível para estimular as categorias de base da vela. Da mesma forma, ratificamos o posicionamento de Pernambuco no cenário das principais competições nacionais e internacionais de diferentes modalidades”, endossou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

Para Edival Júnior, coordenador e técnico de vela do Cabanga, a competição também servirá como estímulo para os jovens velejadores que estão passando por esta fase de mudança de classe na vela. “Nossa expectativa é que nossos atletas vejam como funciona essa fase de transição. Mas também estamos confiantes que nossos velejadores têm condições de alcançar boas colocações, mesmo sendo uma equipe muito jovem”, disse.

Um grande exemplo desse momento de transição é Tiago Monteiro. Após selar sua fase no Optimist com campanhas e conquistas arrasadoras, o jovem velejador, hoje com 16 anos, tenta se encontrar em sua nova classe: Hobie Cat 16.

“Meu objetivo é dar meu melhor, mesmo sabendo que ainda sou muito inexperiente, principalmente nessa classe, onde já existem muitos velejadores à frente. Mas quero chegar com tudo e tentar ganhar”, declarou Tiago, que terá seu futuro na vela definido após a competição. “Tudo dependerá dos meus resultados. Se eu conseguir uma boa classificação, vou focar mais no Hobie Cat, se não, posso buscar outra classe”, arrematou.

O CAMPEONATO

A Copa da Juventude reúne velejadores abaixo dos 19 anos e também serve como seletiva para o Campeonato Mundial da Juventude. Neste ano, além das regatas, a competição contará com uma programação especial, envolvendo importantes palestras ministradas por grandes nomes da vela.

Entre eles, Javier Torres, técnico responsável pela campanha de Kahena Kunze e Martine Grael na Rio-2016, e Alexandre Saldanha, técnico da classe Laser nas Olimpíadas do Rio. Além, é claro, da própria Kahena, ouro olímpico no ano passado na classe 49erFX. A dupla, inclusive, acaba de voltar do Mundial de 49er FX, disputado nos últimos dias na cidade de Porto, em Portugal, com a medalha de prata na bagagem.

“Contar com Kahena em Recife é uma forma de estimular ainda mais a paixão dos jovens atletas pela vela. Trata-se de uma campeã olímpica, alguém que dá um exemplo de que, se o velejador tiver compromisso e dedicação pelo esporte, pode conquistar as maiores glórias”, afirmou Walter Boddener, gerente técnico da Confederação Brasileira de Vela (CBVela).