A Flotilha de Optimist do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, formada por 15 velejadores, está pronta para disputar 37º Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist, que começa nesta quarta-feira (11), no Iate Clube de Santa Catarina. A competição será disputada em 12 regatas até o próximo sábado (14), sendo três por dia, dependendo das condições do vento. Ao todo, mais cem velejadores do Brasil estarão na disputa.

O Sul-Brasileiro é seletiva para três importantes campeonatos internacionais – Mundial de Optimist (de 25 de agosto a 5 de setembro, em Kamien Pormorski, na Polônia), Campeonato Europeu (de 16 e 24 de julho, na Grã-Bretanha), e o Norte Americano (de 5 a 12 de julho, na Antígua, no Caribe). Para estabelecer o ranking, a Associação Brasileira da Classe de Optimist (ABCO) somará os pontos do Sul-Brasileiro e do recente Campeonato Brasileiro de Optimist, realizado no início do ano no Rio de Janeiro. 

Os cinco primeiros velejadores do ranking da ABCO garantem vaga para o Mundial. Os que terminarem da sexta à oitava colocação, mais a primeira mulher do ranking disputarão o Europeu. Estarão classificados para o Norte/Americano os atletas que ficarem do nono ao 19º lugar no ranking geral, além das quatro melhores velejadoras brasileiras da categoria.

“A seletiva é um campeonato muito importante. Os atletas que estarão aqui não disputam somente o título Sul-Brasileiro, mas sim uma vaga no Mundial, que é um evento fechado”, explica Ricardo Navarro, presidente da Comissão de Regatas. “É como se estivéssemos na metade da competição a partir de agora. A soma dos vinte e quatro resultados, sendo doze de cada campeonato, com apenas quatro descartes formarão a equipe brasileira. Dessa forma, nenhum atleta está garantido, pois é preciso ir bem nos dois campeonatos para assegurar vaga”, complementa Navarro.

A expectativa da flotilha do Cabanga é realizar uma boa competição. Tiago Soares e Vinicius Gondim estão em busca da vaga no Norte Americano. “Minha expectativa é melhorar meu desempenho do Brasileiro e conquistar a vaga para o Norte Americano”, disse os dois velejadores. “Quero fazer um bom campeonato, dar o meu máximo e o meu objetivo é ir para o Mundial”, complementou Tiago Monteiro.

Em Jurerê deste o último sábado (7), a flotilha pernambucana já realizou três treinos. A previsão é que os ventos estejam bem instável. “Os meninos estão se adaptando bem as condições locais. O vento está realmente ainda está bem instável por conta das frentes frias que estão entrando aqui pelo Sul. Mas, a previsão é ventar bastante quando a competição começar”, explicou Edival Júnior, treinador do Cabanga.  

SUL-AMERICANO
Além de definir os classificados para os torneios internacionais, o Sul-Brasileiro também será preparatório para o Sul-Americano de Optimist, que será realizado em abril, em Paracas, no Peru. Além de Tiago Monteiro, Pernambuco será representado pela velejadora Marina Hutzler e pelo técnico Edival Júnior, que irá como técnico da delegação brasileira.

FLOTILHA
Ao todo, a delegação do Cabanga disputará o Campeonato Sul Brasileiro com 15 velejadores:

Tiago Monteiro
Tiago Soares
Vinícius Gondim
Rodrigo Vilarroel
Arthur Granja
Júlio César Avellar
João Cardoso
Pedro Kelner
Marina Hutzler
Marina da Fonte
Letícia Lira
Ludmila Lira
Helena Granja
Júlia Ollivier
Luisa Vasconcelos