Há 15 anos que Pernambuco não era representado no Mundial de Optimist. O responsável por quebrar esse jejum foi o velejador do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Tiago Monteiro (Royal Horse/Socil/Pronautic), de 13 anos, que já se encontra na Argentina, onde a competição será disputada a partir da próxima quarta-feira (22 de outubro). Filho de velejador, o garoto já é considerado pela família como um grande vitorioso, levando em conta que apenas quatro pernambucanos conseguiram a classificação para o Mundial.
A família, por exemplo, vai acompanhar a competição in loco. Ao todo, 12 pessoas estão embarcando na madrugada desta terça-feira (21) para acompanhar a estreia do jovem. Um dos mais orgulhosos por esse momento é o pai de Tiago, Ted Monteiro. “Eu já disse a ele que o que tinha de conquistar, já conquistou. Poucos sabem o quanto é difícil chegar nesse Mundial. Eu, por exemplo, tive como maior conquista no Optimist um Norte/Nordeste”, lembra Ted, que também é velejador.
“Não quero criar muitas expectativas em relação ao resultado. Se ele ficar na primeira folha, ou seja, entre os 100 primeiros, já vai ser ótimo. Ele ainda tem mais dois anos pela frente nesta classe. Dessa vez, será uma oportunidade de adquirir experiência com o pessoal de outros países”, disse o pai, lamentando que não ficará até o fim do torneio. Infelizmente não vamos ficar até o fim (dia 30). Estamos voltando no dia 28″, complementou.
A mãe de Tiago, Diana Monteiro, explicou como surgiu a ideia de acompanhar o filho em San Isidro. “Na verdade, estávamos conversando com nossa família para marcarmos uma viagem todos juntos. Mas esse plano nunca saiu do papel. Agora, com essa oportunidade, não deixamos passar. Vai ser uma confraternização e também uma oportunidade de apoiar Tiago nesse momento especial”, finalizou ela.
MUNDIAL
O Campeonato Mundial de Optimist, que será realizado de até o dia 31 de outubro, no Náutico San Isidro Club, em San Isidro/Argentina, reunirá 214 velejadores de 51 países. Além de Tiago, mais quatro brasileiros representarão o País na competição – Tiago Quevedo (RS), Gustavo Abdulklech (RJ), Gabriel Camargo (RS) e Clara Penteado (RJ).