Velejadores de Dingue e Day Sailer disputaram, no último domingo (6), na raia de Maria Farinha, Litoral Norte de Pernambuco, a terceira etapa do Campeonato Pernambucano 2015 das duas classes. A disputa contou com número recorde de participação na classe Dingue, um total de dez barcos. A quarta etapa do Pernambucano será realizada dia 25 de outubro, mais uma vez, em Maria Farinha.

O nível técnico da regata foi bem expressivo. “Antes do início, deu uma chuvarada com ventos fortes. Na hora da partida estava uma calmaria. No entanto, logo no primeiro terço da primeira regata o vento voltou forte”, comentou o capitão da Flotilha de Day Sailer, Paulo Collier de Mendonça. Essa mudança de vento terminou obrigando os velejadores a partir com uma regulagem de vento brando e ajustar no meio da raia. “Foi muito bom”, complementou Collier.

A regata de Dingue foi considerada a mais competitiva até o momento. Isso porque contou com a participação dos experientes velejadores da família Hutzler – Hans, Renê e Karina, além da presença do capitão da Flotilha de Dingue, Renato Lavourinha.

Na primeira regata realizada, apesar de Leonardo Almeida e Suzana Ferreira terem chegado em primeiro, o destaque foi para o casal Hans e Karina Hutzler que assumiram a liderança da competição ao lado de Renê Hutzler e Renato Lavourinha antes da primeira boia. Só a partir da primeira popa, que Leonardo e Suzana começaram a recuperar e ultrapassaram Renê e Lavourinha na primeira popa e Hans e Karina no segundo contravento.

Na segunda regata, já com vento mais firme, em torno de 10 nós, Leonardo e Suzana largaram bem e ganharam uma distância confortável para o segundo colocado. O destaque dessa segunda regata foi o casal Hans e Karina Hutzler, que tiveram um bom rendimento, subiram de terceiro para segundo e ainda se aproximaram dos líderes Leonardo e Suzana. A embarcação de Renê e Lavourinha terminou quebrando e eles abandonaram a segunda regata quando estavam em segundo.

Com duas vitórias, Leonardo Almeida e Suzana Ferreira conquistaram a terceira etapa e se mantiveram na liderança isolada do Estadual. Hans e Karina terminaram em segundo, Luciana e Francisco Raposo em terceiro, Clóvis e José Fabrício em quarto, Renê Hutzler e Renato Lavourinha em quinto, José Maria em sexto, Andre Verona e Gilvan Rezende em sétimo e Ricardo Arruda e Fernando em oitavo.

Os cinco primeiros colocados do Pernambucano de Dingue até o momento são os seguintes: Leonardo Almeida /Suzana Ferreira (1º), Clóvis Holanda/Jorge Fabrício (2º), Luciana Raposo/Francisco Raposo (3º), Amadeu Palha/Renata Palha (4º) e Andre Verona /Gilvan Resende (5º).

DAY SAILER

No Day Sailer, a hegemonia permaneceu com o veleiro Theo, comandado por Alfredo Nunes e Fernando Carvalho. A embarcação, líder do Estadual até o momento e principal favorita ao título, venceu as duas regatas da etapa com tranquilidade.

A segunda colocação geral ficou com Varamundo, de Paulo Collier de Mendonça e Manuel Cysneiro. A terceira posição ficou com a embarcação do Iate Clube de Itamaracá, Maré Mansa, de Gusvao Araújo. O veleiro Odisseus, com Antônio Antunes e Renato Soares, ficou em terceiro lugar na segunda regata e quarto no geral.