A bordo de um veleiro todo de madeira construído no Sul do Brasil, o paulista Emerson Passos realiza a sua segunda volta ao mundo. Atracado com a embarcação Horizonte no Cabanga Iate Clube de Pernambuco, o comandante partiu junto com a família de IlhaBela, em São Paulo, em outubro de 2016. A intenção é repetir a primeira volta que deu, realizada durante seis anos.
“Esperamos concluir mais uma volta ao mundo dentro desse mesmo espaço de tempo. Estamos com uma tripulação familiar, onde meu filho mora a bordo, junto com a minha esposa e, esporadicamente, em companhia da família de Antônio Carlos, que vez ou outra se junta à nossa tripulação”, explicou Emerson.
O velejador garantiu que é muito especial poder socializar e conhecer novos lugares em cada porto que a embarcação atraca. As pausas na viagem também servem para fazer a manutenção necessária no barco, para depois seguir viagem.
“Pretendemos ficar 40 dias no Recife e aí seguir para Fernando de Noronha. Recife está sendo um lugar fantástico, que nos deu uma recepção maravilhosa, assim como todos os outros portos que paramos. Todos são muito hospitaleiros, mas a união dos velejadores daqui é maravilhosa. Espero voltar sempre para cá, é um lugar de onde levarei boas recordações”, agradeceu o comandante da embarcação.
Saindo da Capital Pernambucana, o objetivo de Emerson é seguir junta à família para Noronha, depois São Luís, no Maranhão, passando por Trinidad e Tobago, Miami e assim por diante. “Nossa experiência à bordo tem sido muito boa ao longo de todo esse tempo. Já fiz outras travessias como tripulante de embarcação, mas como comandante do Horizonte está sendo incrível”, concluiu.