(Fotos: Tsuey Lan Bizzochi/Cabanga)
O Restaurante Chicama, no Cabanga Iate Clube de Pernambuco, recebeu, nesta quarta-feira (20 de setembro), a coletiva de imprensa da 29ª edição da Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha, marcada para o dia 30 de setembro, com largada ao meio dia, no Marco Zero do Recife.
Em sua fala, o Comodoro do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Jaime Monteiro Jr., agradeceu a Marinha na difusão da consciência marítima; a Administração de Fernando de Noronha, que sempre apoiou a prova; ao Governo de Pernambuco, parceiro de primeira hora; e a Prefeitura do Recife. “A Refeno é uma das grandes regatas do Brasil, um grand slam da vela brasileira. Todos que participam dessa regata vem com o espírito de competir, mas sobretudo, de confraternizar e estimular o turismo náutico em nossa cidade. Estamos nos preparando no receptivo dos velejadores e para a partida dia 30 de setembro no Marco Zero do Recife onde faremos uma grande festa no cais”, comentou Jaime.
Em pauta, todas as novidades de mais uma edição do evento. Entre elas, está a participação do velejador Lars Grael, que estará disputando a maior regata oceânica do Brasil pela quarta vez. Este ano, o iatista estará a bordo da embarcação Morereh, um Jenneau 57, com 17 metros. Lars estreou na Refeno em 1999, quando bateu o recorde da disputa e ficou com o Troféu Fita Azul velejando na embarcação Bahia, um trimarã. Em 2013, presente no barco Zing 2, foi primeiro lugar no tempo real e terceiro da classe ORC. Em 2014, o velejador voltou à competição e foi campeão geral da classe RGS com o barco Tangará II.
Durante a coletiva, o Diretor de Vela Oceano do Cabanga, Sérgio Avellar, e o Presidente da Comissão de Regata da Refeno, Edival Júnior, apresentaram os números da edição 2017 até o momento. Quarenta e cinco embarcações de nove estados brasileiros estão confirmadas na regata. Pernambuco (12) e Rio de Janeiro (11) são os estados com maior número de embarcações inscritas.
Assim como em 2016, o resultado econômico da Refeno será destinado ao financiamento da Vela de Base e Vela Jovem do Cabanga. Vale salientar que, em 2017, o Projeto Velejar é Preciso no Cabanga foi aprovado junto ao Ministério dos Esportes. O objetivo do clube com o projeto é introduzir crianças e adolescentes à prática do esporte à vela, além de viabilizar treinamentos da atual equipe de vela do clube na formação de atletas de alto rendimento.
E, como de costume, por mais um ano o Cabanga reforça o cunho social que também engloba o evento. Ao chegar no Arquipélago de Fernando de Noronha, será realizada a doação de kits de higiene pessoal para 300 crianças da creche Bem-Me-Quer.
Além do comodoro, participaram da coletiva, a Tenente Milena Holanda, da Capitania dos Portos de Pernambuco; o diretor de infraestrutura e obras da Administração de Fernando de Noronha, Daniel Bezerra; o secretário executivo de Esportes do Governo de Pernambuco, Diego Pérez; Gustavo Arruda, gerente de Rendimento da Prefeitura da Cidade do Recife; além do presidente do Conselho Deliberativo do Cabanga, Delmiro Gouveia.
As inscrições para a 29ª Refeno seguem abertas até o dia 26, e podem ser feitas através do site www.refeno.com.br. Estão aptas para participar da Regata Recife – Fernando de Noronha as embarcações das classes ORC, RGS, Mocra, Multucasco, Catamarã, Multicasco Trimarã, Aço, Bico-de-Proa, Aberta e Turismo.
A Refeno 2017 conta com o patrocínio da Empetur, além dos apoios da Administração de Fernando de Noronha, Prefeitura do Recife, Capitania dos Portos de Pernambuco, 3º Distrito Naval, Parque Marinho de Fernando de Noronha, ICMBio, Armazéns do Porto, Porto Novo, Agemar e Hotel Luzeiros.