O Campeonato Sul-Americano de Hobie Cat 16 teve sua segunda etapa realizada neste sábado (8), no Cabanga Iate Clube de Pernambuco, sub-sede de Maria Farinha, no litoral norte pernambucano. Mais três regatas foram disputadas, chegando a um total de seis. Neste domingo (9), os velejadores vão para o mar pela última vez e, então, serão definidos os três últimos países classificados para os Jogos Pan-Americanos 2015, que acontecerão em Toronto, no Canadá.

A dupla pernambucana Guilherme Araújo e Tiago Monteiro, que havia terminado a sexta-feira na 12ª posição, com 38 pontos, dessa vez conseguiu se firmar entre os dez mais bem colocados no ranking geral. Eles juntaram um nono (R4), um sétimo (R5) e um 11ª (R6), somando 27 pontos no fim do dia. Com o descarte da 20ª colocação, conquistada na sexta-feira, na regata de abertura, Guilherme e Tiago estão com um total de 45 pontos, o que garante a 10ª posição geral.

A liderança segue ocupada pelo México, representado por Armando Noriega e Andrea Dutton. Depois de terminar a sexta-feira com oito pontos, os mexicanos fizeram dois quintos lugares e um 11ª, sendo que este último resultado foi descartado. Desta forma, Armando e Andrea somam 18 pontos no ranking geral. 

Na segunda posição permanece a dupla paraibana André Montenegro Henriques e Isabelle Crispim. Quem cresceu na tabela foram Bernardo Arndt e Diogo Zabeu, que haviam terminado a sexta-feira na sétima posição. Neste sábado, os dois pularam para a terceira colocação, com um total de 22 pontos.

Vale lembrar que o Sul-Americano de Hobie Cat 16 classifica os três últimos países para o Pan do Canadá. Por isso, se o campeonato terminasse hoje, estariam garantidos nos Jogos de Toronto o México (1ª), Brasil (2ª) e Venezuela (5ª). Já estão classificados Canadá, Estados Unidos, Guatemala e Porto Rico.

.