A dupla Bernard Arndt e Diogo Zabeu, de São Paulo, terminou o primeiro dia de regatas do Campeonato Brasileiro da Classe Hobie Cat 16 (Brascat), que está sendo realizado na sub-sede do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, em Maria Farinha, Litoral Norte de Pernambuco, na primeira colocação geral. Após as quatro regatas realizadas nesta terça-feira (4), os velejadores paulistas somaram nove pontos – dois primeiros, um terceiro e um quarto lugar.

Como o primeiro dia reservado para o Brascat – a última segunda-feira (3) – não houve regata por conta da falta de vento, a Comissão de Regata estabeleceu que a competição será realiza em até oito regatas. Com isso, as quatro últimas serão realizadas nesta quarta-feira (5), quando também será conhecido o campeão nacional da classe Hobie Cat 16 (HC 16).

A segunda colocação geral da HC 16 é ocupada pelos paraibanos André Montenegro e Isabelle Crispim, do Iate Clube da Paraíba, que estão com dez pontos (um primeiro, um segundo, um terceiro e um quarto) um a mais que os líderes. O paulista Felipe Frey e a pernambucana Geisa Lira, ambos inscritos por São Paulo, estão na terceira posição com 15 pontos (um primeiro, um terceiro, um quinto e um sexto).

“As regatas de hoje (terça-feira) foram bem disputadas. O vento estava de médio para fraco. No entanto, com apenas quatro provas realizadas, ainda é cedo para arriscar quem será o campeão. O primeiro colocado tem grandes chances, mas outros favoritos também podem surpreender nesta quarta-feira (5)”, comentou Edival Júnior, da Comissão de Regata do Brascat.

O atual campeão brasileiro, José Roberto de Jesus, de São Paulo, que neste Brasileiro corre com Otávio Cardoso, terminou o dia na quinta posição com 26 pontos (um segundo, um quarto, um sétimo e um 13º). A dupla cearense Daniel Nottinghan e Mequitas Queiroz, que em julho deste ano conquistou o título do Campeonato Nordeste da Classe HC 16, realizado na praia de Maria Farinha, está na sexta posição geral e também na briga pelo título.

Uma surpresa do dia foi a colocação do pernambucano Guilherme Araújo, que está formando dupla com Karoline Bauermann, do Rio Grande do Sul. Depois de terminar as três primeiras regatas distante dos dez primeiros colocados – 22º, 16º e 17º – eles chegaram em segundo na última regata do dia. Com esses resultados, a dupla ocupa 16ª posição geral com 57 pontos.

Vale lembrar que os resultados das regatas contam pontos no ranking classificatório para o Sul-Americano da classe, que será disputado após o Brascat (de 7 a 9 de novembro), novamente em Maria Farinha. As 20 duplas brasileiras mais bem ranqueadas na classe Hobie Cat 16 estarão garantidas no Sul-Americano, juntamente com as  duplas estrangeiras, femininas e de jovens.

A competição será de extrema importância para a flotilha de HC 16 do Brasil, isso porque o Sulcat classificará os últimos três países para os Jogos Pan-Americanos, que em 2015 será realizado na cidade de Toronto, no Canadá. Até o momento estão garantidos nos Jogos o Canadá, EUA, Guatemala e Porto Rico.

HC 14
Na classe Hobie Cat 14, Diogo Monteiro, de apenas 20 anos, do Iate Clube da Paraíba, terminou o dia na primeira colocação. Nas quatro regatas realizadas, Diogo marcou dois primeiros, um segundo e um terceiro lugar, totalizando sete pontos. Atual hepta campeão brasileiro na classe, Fábio Espinar, também da Paraíba, está em segundo com nove pontos. O terceiro lugar geral é o gaúcho João Carlos Lindau, com 13 pontos.

BRASCAT
Trinta e três barcos disputarão o Brasileiro de Hobie Cat 16. A maior delegação é do Rio Grande do Sul com nove duplas inscritas. Além dos gaúchos estão disputando o Brascat São Paulo (seis duplas), Ceará (seis), Paraíba (quatro), Espírito Santo (três), Sergipe, Pernambuco, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Bueno Aires, cada um com uma representação. No HC 14, nove duplas estão inscritas, , nenhuma de Pernambuco, com predomínio quase que total de paraibanos (quatro) e Catarinenses (três). Rio Grande do Sul fecha a lista com dois representantes.

Foto: Marcos Méndez/SailStation