O Campeonato Pernambucano de Vela Oceânica promete fortes emoções até os últimos instantes da competição. Restando duas regatas para o fim da temporada (Rosa dos Ventos e Benedito César), ainda não há campeões antecipados em nenhuma das classes em disputa. Portanto, tudo indica que esses dois eventos serão de muita emoção para os participantes da competição.
O grande destaque fica por conta da tomada de liderança exercida pelo Centauro sobre o Patoruzú, tanto na Mocra Regata quanto na geral. Apenas um ponto separa os dois barcos no ranking da Mocra Regata e quatro pontos no ranking geral. Enquanto isso, o Suva 04 segue na cola deles, esperando um vacilo de ambos os adversários nas próximas duas regatas.
No RGS A, a liderança segue dominada pelo Morning Breeze, três pontos à frente do Carcará II, segundo colocado. No RGS B a história é a mesma. O Quarta-feira 17 bis é o grande líder, apenas três pontos à frente do vice Toba.
Até na Classe MOCRA Cruzeiro, cuja participação matemática média tem sido de apenas 0,4 veleiro por regata, não se tem nada definido. Desta forma, os comandantes que participarem dessas duas regatas estarão assegurando a liderança da classe.
A regata Benedito César é a mais tradicional de Pernambuco. A largada acontecerá no dia 7 de dezembro, e seu trajeto inclui a praia de Pontas de Pedra e o Recife. Já a rosa dos Ventos acontecerá no dia 29 de novembro entre Porto de Galinhas e o Recife.