Há 32 anos que a Regata João Batista de Queiroz – Atapuz/Recife é sucesso absoluto no calendário da vele pernambucana. No último final de semana, a e edição mais recente da prova foi realizada dentro das expectativas. Assim como nos últimos anos, a briga pelo disputado Fita Azul foi acirrada desde a largada. No final, melhor para o Bolero II, que percorreu as 25 milhas com o tempo real foi de 3h54m51.

Na última quarta-feira (19), a Flotilha Recifense de Veleiros de Oceano (Frevo) divulgou a súmula final da Regata de Atapuz com as colocações e tempos corrigidos das embarcações participantes. De acordo com o secretário interino da Regata, João Jungmann, três alterações foram realizadas – hora de chegada do Bolero, DNS para o Avoador e Ciranda e correção do Rating do Suva 04.

“Estas alterações colocaram o Aventureiro 2 como primeiro lugar na Mocra Geral e Cruzeiro nesta regata. Pedimos desculpas pelo ocorrido, mas o fato se deu devido a um lapso na passagem da súmula original e outros problemas de comunicação por e-mail”, explicou Jungmann.

FESTIVIDADES
A festa começou na noite do sábado (15), quando foi servido um jantar de confraternização para os tripulantes. A movimentação também abriu espaço para uma atração cultural, a dança do ventre. “O empenho do anfitrião, Joãozinho, para manter a tradição dessa bela regata, idealizada pelo seu pai, João Pirão, é digna de registro. Ele tem uma forma muito generosa de receber a todos como um familiar querido, de casa e braços abertos”, disse Álvaro da Fonte, capitão da Frevo.

Naquela ocasião também realizada a premiação da regata realizada em 2013, outra curiosidade da prova. “O idealizador criou essa regra para forçar que os campeões de cada ano estivessem presente na edição do ano seguinte. Assim, além de ir para receber o prêmio, o campeão do ano anterior disputaria a prova para defender o título mais uma vez”, explicou Calos Marrocos (Bacs), organizador da Regata. Por fim, momentos antes da largada, a festa teve continuidade com um café da manhã especial para os participantes.

Confira classificação final

FITA AZUL
Bolero II – Roberto Alcoforado

CLASSE RGS B
Toba – Oscar Barbosa
Quarta-Feira 17 bis – Eugênio da Fonte
Zuada – Antônio Antunes

CLASSE RGS A
Carcará II – Paulo Almeida
Avatar – Paulo Almeida Filho
Bolero II – Roberto Alcoforado
Sucuri – Edgardo Bonfíglio

CLASSE MOCRA Unif
Aventureiro 2 – Hans Hutzler
Centauro – Álvaro da Fonte
Papangu – Rafael
Suva 04 – Edival Júnior
Avoador 2 – Flávio Lobo (DNS)
Ciranda – Sérgio Avelar (DNS)

CLASSE MOCRA Regata
Centauro – Álvaro da Fonte
Suva 04 – Edival Júnior

CLASSE MOCRA Cruzeiro
Aventureiro 2 – Hans Hutzler
Papangu – Rafael
Avoador 2 – Flávio Lobo (DNS)
Ciranda – Sérgio Avelar (DNS)