O barco Dascaverna do Sul (PR) correu a Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha 2022 com a maioria das pessoas da tripulação estreando na Refeno, a maior regata oceânica da América Latina. O veleiro completou a travessia em 54h08min53, tempo exato em que cruzou a linha de chegada, no Mirante Boldró, ilha de Fernando de Noronha, após partida do Marco Zero do Recife.
O Dascaverna do Sul, da Classe Bico-de-proa C, disputou a regata com os tripulantes Gilson Prudente, o comandante, Antônio Pádua, Francisco Elpidio, Jamerson Patrick e Ranguel Angelotti, todos eles amigos, sendo quatro da cidade de Antonina/PR e e um do município de Navegantes/SC. O único que já tinha participado da Refeno foi Gilson.
Quando foi comprada na Bahia, a embarcação do modelo Jeanneau 349 já se chamava Dascaverna. Como o antigo proprietário do veleiro queria ficar com o nome, acrescentaram o do Sul.
A Refeno tem um percurso de 300 milhas náuticas (trajeto equivalente a 560 km) na travessia do Recife até Fernando de Noronha, em um dos principais eventos do calendário esportivo.