Um aniversário comemorado em grande estilo. Assim pode ser classificado a Copa de Aniversário Dingue Pernambuco 2016, realizada pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco, no último sábado (27), no Rio Timbó, em Maria Farinha, Litoral Norte de Pernambuco. A competição reuniu um número recorde de inscritos – 20 embarcações. Foi a primeira vez na história da classe no Estado que um evento local congregou tantos veleiros em uma única prova.
Clique aqui e veja a galeria de fotos
Com todos esses ingredientes, não tinha como a regata ser diferente. A competitividade dentro d’água começou após a partida. A embarcação Kamikaze, com Leonardo Almeida e Miguel Andrade, largou em quinto, mas logo assumiu a liderança e liderou a prova até o final. A disputa ficou acirrada entre as embarcações Black, de Renê Hutzler e Cleide Holanda; a de Paulo e Francisco Andrade, ainda sem nome; e a Fort Álamo, com Amadeu e Renata Palha, que brigavam pela segunda, terceira e quarta colocação respectivamente.
Anteriormente conhecida como Flotilha Dingue de Pernambuco (Flodinpe), a classe foi fundada em Pernambuco no dia 26 de agosto de 2000 e teve origem nas escolas de vela para adultos realizadas pelo Cabanga Iate Clube na sub-sede de Maria Farinha, em meados de 2000 e 2001. Marcada pelo caráter de diversão e alegria, logo se consolidou como uma das principais equipes do clube e, posteriormente, de outras agremiações, atraindo velejadores de diversas outras classes consagradas.
“Gostaria de agradecer a presença de todos e parabenizar a cada um de vocês que fizeram dessa regata especial a maior já realizada por nossa classe até então. Nesse período que supera uma década e meia, o grupo se modificou, renovou, modernizou e passou a alcançar resultados cada vez mais expressivos no âmbito regional e nacional. Este é o momento de celebrarmos nossas conquistas e estreitarmos os laços de amizade, companheirismo e festejarmos a saudável competitividade que nosso esporte nos proporciona”, finalizou o capitão da Flotilha Leonardo Almeida.
Além do apoio do Cabanga, a competição contou com patrocínio das empresas Prosail, Schaefer Yachts, Marinas Windshop, Holos BRasil, Empório Karla e B Luna, que custearam o novo padrão da classe.
BRASILEIRO
A Copa de Aniversário Dingue Pernambuco 2016 também serviu para que os velejadores da classe realizassem os últimos ajustes nas embarcações e acertos nos treinamentos antes da disputa do XXXI Campeonato Brasileiro da Classe Dingue, que será realizado entre os dias 3 e 6 de setembro, no clube Veleiros da Ilha, em Jurerê/SC. Cinco embarcações locais disputarão a competição.
O Comodoro Jaime Monteiro Jr. parabeniza todos os velejadores da classe Dingue, o capitão da flotilha Leonardo Almeida e deseja bons ventos aos participantes do campeonato brasileiro.
Cabanga 70 anos de mar e vento.