A Comissão de Regata da Refeno divulgou o resultado oficial da 33ª edição da Regata Internacional Recife Fernando de Noronha. O Fita Azul foi o barco pernambucano Aventureiro 4, do comandante Hans Hutzler. Pela primeira vez, um navegador em solitário venceu a maior regata oceânica da América Latina.
Ele foi o primeiro a cruzar o Mirante do Boldró na noite do domingo (25/09) – já depois das 23h (horário local) e 22h (do Recife). O catamarã completou as 300 milhas náuticas (560 km) até o arquipélago de Fernando de Noronha em 32 horas, 49 minutos e 56 segundos. O percurso foi realizado em um tempo maior do que o previsto em virtude da fraca intensidade dos ventos. A partida, com 81 embarcações, ocorreu no começo da tarde de sábado (24/09), do Marco Zero do Recife.
A disputa pela segunda colocação foi acirrada madrugada adentro, mas a segunda colocação ficou com o Jahu 2 (BA), do comandante Luis Moriel, que completou a travessia em 36 horas, 1 minuto e 37 segundos. O Boto V (SP), do capitão André de Seixas Sobral e que travou boa disputa com o Jahu, acabou desclassificado. O terceiro lugar ficou então com o Reforça D4 (SP), do comandante Armando de Oliveira, que cravou o percurso em 36 horas, 24 minutos e 28 segundos.
Fotos: Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga