Cinco velejadores do Cabanga Iate Clube de Pernambuco estão garantidos no Grupo Ouro do 43º Campeonato Brasileiro de Optimist, que está sendo realizado na Baia de Guanabara, no Rio de Janeiro. A definição dos nomes foi divulgada após as duas regatas realizadas na tarde desta quarta-feira (14).

Estão garantidos no grupo que lutará pelo título os velejadores Tiago Monteiro, Tiago Soares, Vinicius Oliveira, Marina Hutzler e Roberto Cardoso. Ludimila Lira, Letícia Lira, Julia Ollivier, Pedro Wiegand, Marina da Fonte, Rodrigo Villarroel, Luiz Santa Anna, Luísa Vasconcelos e Arthur Granja integram o grupo que decidirá as posições do 72º ao 145º do Brasileiro.

Nesta quinta-feira (15) o Campeonato Brasileiro de Optimist dará uma pausa para realização do já tradicional Campeonato Brasileiro por Equipes. O Cabanga Iate Clube de Pernambuco terá três equipes, cada um com quatro velejadores. A competição será disputada no formato eliminatório. O campeão será o clube náutico que somando a pontuação das equipes tiverem mais pontos.

A equipe 1 do Cabanga será formada por Marina Hutzler, Vinicius Oliveira, Tiago Soares e Tiago Monteiro. A segunda equipe do clube pernambucano será formada por Roberto Cardoso, Letícia Lira, Ludmila Lira e Julia Ollivier. A terceira equipe de Pernambuco será formada por Rodrigo Villarroel, Guilherme Santa Anna, Marina da Fonte e Pedro Wiegand.

Na sexta-feira (16), o dia será de folga. As quatro últimas regatas serão realizadas no sábado (17) e domingo (18), último dia da competição. 

TIAGO MONTEIRO
Depois de figurar pelo segundo dia consecutivo entre os cinco melhores velejadores de Optimist do Brasil, Tiago Monteiro (Royal Horse/Socil), de 13 anos, teve um bom aproveitamento nas duas regatas realizadas nesta quarta-feira (14) e terminou o dia subindo mais uma posição. Após um segundo e um quarto lugar nas duas regatas realizadas no dia, o velejador do Cabanga ocupa a quarta posição do 43º Campeonato Brasileiro de Optimist, que está sendo realizado na Baia de Guanabara, no Rio de Janeiro.

O equilíbrio entre os primeiros colocados é nítido. Tirando Tiago Quevedo (RS), primeiro colocado disparado da competição, com dez pontos, do segundo ao oitavo lugar a diferença de pontuação é mínima. A disputa está mais acirrada entre o segundo lugar, Gabriel Camargo (RS), que tem 23 pontos, o terceiro, Matheus Oliveira (SP), com 28 pontos, e Tiago Monteiro e Giovanne Pistorello (RS), ambos com 29 pontos na quarta e quinta colocação respectivamente. A sexta posição está com Diego Zabeu, de São Paulo (34 pontos), a sétima com a carioca Daniela Luz (36) e a oitava com o gaúcho João Vasconcelos (40).

Confira a classificação de cada um dos velejadores do Cabanga após a realização de oito regatas

Masculino (oito)
Tiago Monteiro
4º lugar no Juvenil

Vinícius Oliveira
27º lugar no Juvenil

Rodrigo Villarroel
53º lugar no Juvenil

Tiago Soares
2º lugar no Infantil

Roberto Cardoso
19º lugar no Infantil

Guilherme Santa Anna
33º lugar no Infantil

Arthur Granja
44º lugar no Infantil

Pedro Henrique Wiegand
2º no Mirim

Feminino (seis)
Marina Hutzler
3º lugar no Juvenil Feminino

Ludmila Lira
6º lugar no Juvenil Feminino

Letícia Lira
9º lugar no Juvenil Feminino

Luísa Vasconcelos
12º lugar no Juvenil Feminino

Julia Ollivier
3º lugar no Infantil Feminino

Marina da Fonte
4º lugar no Infantil Feminino

Clique aqui para ler a súmula geral da competição até o momento