A flotilha pernambucana de Optmist, formada por velejadores do Cabanga, esteve entre as melhores do Brasil na disputa do 51º Campeonato Brasileiro, realizado no Iate Clube de Brasília, de 08/01 a 15/01. Pernambuco conquistou a premiação no nacional com a atleta Catarina Gondim, que subiu ao 3º lugar do pódio na categoria Infantil Feminino, no último domingo (15/01).
Além dela, Júlia Lobo, Beatriz Raposo, Henrique Penna e Marcelo Gomes correram a Flotilha Ouro (fase final) pela categoria Juvenil, com as provas no Lago Paranoá, total de nove regatas.
Henrique Penna obteve a melhor classificação geral da flotilha de Pernambuco entre os 75 classificados, assumindo a 30ª colocação. Catarina Gondim, Marcelo Gomes, Julia Lobo e Beatriz Raposo ficaram na 40ª, 50ª, 51ª e 67ª colocações, respectivamente.
Os técnicos Edival Júnior e Dante Novaes comandaram a flotilha pernambucana de OP nesta edição do Campeonato Brasileiro.
Na fase classificatória, Pernambuco entrou na água com sete atletas. Além dos já citados, Miguel Almeida e Júlia da Fonte atuaram pela equipe. Ambos estiveram entre os 149 melhores do Brasil, disputando a Flotilha Prata após a etapa classificatória.
Na Flotilha Prata, Júlia da Fonte e Miguel Almeida figuraram entre os 13 melhores dos 74 atletas. Júlia ocupou a 11ª colocação e Miguel ficou em 13º colocado.
Classificação geral
Flotilha Ouro
Henrique Penna – 30º
Catarina Gondim – 40º
Marcelo Gomes – 50º
Julia Lobo – 51º
Beatriz Raposo – 67ª
Flotilha Prata
Júlia da Fonte – 11º
Miguel Almeida – 13º