(Foto: Fred Hoffmann)
Os preparativos para o início da Copa da Juventude seguem a todo vapor no Cabanga Iate Clube de Pernambuco. A competição, considerada a maior da Vela Jovem no Brasil, aporta na sub-sede do clube, em Maria Farinha, entre os dias 2 e 8 de setembro. A expectativa é que mais de 80 barcos, envolvidos nas classes Laser Radial, 420, RS: X, 29er e Hobie Cat 16, participem das disputas em águas pernambucanas.
Além da competição, que reúne velejadores brasileiros abaixo dos 19 anos e ainda serve como seletiva para o Campeonato Mundial da Juventude, a Copa contará com uma programação bastante especial. A mais esperada entre elas é a presença da medalhista olímpica Kahena Kunze, ouro na Rio-2016 ao lado de Martine Grael. A velejadora já confirmou presença no evento.
No final de julho, uma das várias palestras programadas já foi realizada. O técnico Olímpico da Confederação Brasileira de Vela, Bruno Di Bernardi, promoveu uma clínica voltada para as classes Laser e Hobie Cat 16, que já serviu como preparação para aCopa da Juventude.
Durante a competição, mais duas palestras estão confirmadas. Entre os dias 2 e 4 de setembro, o clube receberá a presença Alexandre Saldanha, que foi técnico da classe Laser na Rio-2016, além de Javier Torres, responsável pela campanha de Kahena Kunze e Martine Grael nas Olimpíadas do Rio, coroada com um ouro na classe 49erFX. Javier, inclusive, vai ministrar entre 5 e 8 de setembro um curso de Planejamento Esportivo na Vela, baseado no sistema online Sailing Solutions, recém-adquirido pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela), em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil.
A Copa da Juventude é uma realização da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), ao lado da Federação Pernambucana de Vela (FPVela) e do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, com o apoio da Empetur e do Governo do Estado de Pernambuco.