O Cabanga Iate Clube de Pernambuco realizará no próximo dia 17 de outubro, o II Torneio de Pesca Oceânica – Recife a Bordo. O evento, que deverá reunir mais de 20 embarcações , será realizado até 20 milhas náuticas da costa (cerca de 37 quilômetros do litoral). Clique aqui e baixe o Aviso de Pesca e a Ficha de Inscrição.
A partida das embarcações será em frente ao Marco Zero do Recife, a partir das 5h do dia 17 de outubro. De acordo com Aviso de Pesca (clique aqui para acessar a íntegra do documento), será considerado válida as embarcações que passarem em frente ao Marco Zero até às 17h daquele mesmo dia.
A área de pesca estabelecida para este Torneio é delimitada entre Suape e Itamaracá (Limite Oeste = Litoral; Limite Leste = 20 milhas náuticas afastadas do litoral; Limite Norte = Latitude -07º 40′; e Limite Sul = Latitude -08º 35′).
Cada embarcação contará com cinco participantes, todos com licença de Pesca Amador Categoria B. Durante o Campeonato somente poderão estar embarcados os pescadores inscritos nas equipes. “Nossa expectativa é reunir de 15 a 20 embarcações”, comentou Manoel Ferreira Neto, membro da Comissão Organizadora do Torneio de Pesca Oceânica.
Os interessados em participar do evento podem realizar a inscrição na secretaria do Cabanga até o dia 15 de outubro. O valor, por embarcação, é de R$ 500,00. Após a inscrição, a equipe participante receberá o kit do campeonato, contendo cinco camisas com fator de proteção solar 50+.
A Comissão Organizadora do evento lembra que as iscas poderão ser artificiais ou naturais, vivas ou não. Será proibido o uso de espinhel e rede. Vale destacar, ainda, que o uso da tarrafa será permitido exclusivamente para a captura de iscas.
A medição e pesagem dos peixes serão realizadas no Cabanga Iate clube de Pernambuco após o retorno de todas as embarcações. A pontuação por cada espécie de peixe também foi definida pela organização do Torneio. Para cada quilo de peixe será computado um ponto, que vai ser multiplicado pela pontuação da espécie:
Marlin (Bicos) 15 pontos/kg
Sailfish 15 pontos/kg
Cavala (Wahoo/Verdadeira) 10 pontos/kg
Barracuda 10 pontos/kg
Dourado 06 pontos/kg
Albacora (Bonito e atuns) 06 pontos/kg
Arabaiana (Olho de Boi/Pitangola) 10 pontos/kg
Grouper (Garoupa/ Cherne / Sirigado) 06 pontos/kg
Outros 03 pontos/kg
Serão premiados com troféus – do renomado artista pernambucano Zé Som, os três primeiro colocados, o penúltimo colocado (Troféu Sardinha), o maior peixe e o mais pesado, além do Troféu Sereia, para o primeiro colocado feminino.