O Cabanga Iate Clube de Pernambuco contou, no último final de semana, com uma clínica de Day Sailer. Dividida em aulas teóricas, nas sextas-feiras à noite, e práticas, no sábado, durante o dia; o curso também contará com aulas no próximo final de semana (19 e 20 de agosto). A clínica é ministrada pelo coordenador e técnico de Vela do clube, Edival Júnior.
“Eu acho que pra gente que veleja na classe já há algum tempo, é muito importante que o Cabanga faça essa ação para qualificar ainda mais a flotilha. Ela tem nos ajudados em todos os procedimentos de regata, desde posicionamento, até aperfeiçoamento de técnicas e estratégias de regata. Estamos muito satisfeitos”, disse Antônio Antunes, comandante da embarcação Odisseu.
A clínica é considerada importante, pois trata-se de um barco e uma classe considerados antigos, sendo o Day Sailer um modelo de 1950. Com isso, é possível notar que, com o passar dos anos, a classe acabou passando por modernizações que precisam ser acompanhadas pelos velejadores.
“Aqui em Pernambuco, o Day Sailer sempre foi percebido como um barco cuja principal atribuição era o passeio de fim semana. Com o aumento da flotilha, a freqüência nas competições e as disputas estão cada vez mais acirradas. Daí a ideia da clínica para os participantes da classe”, afirmou João Limeira, capitão de Flotilha da classe.
“Muitas vezes o conceito da modalidade é a mesma, mas as situações de vela vão mudando, e você tem que estar se aperfeiçoando sempre, como em qualquer esporte. Com o passar do tempo, conceitos de interpretação de vendo e maré também mudam, então estamos muito satisfeitos com toda a informação que estamos adquirindo aqui. Júnior e o Cabanga estão de parabéns pela iniciativa”, acrescentou Tadeu Lira, Diretor Jurídico e sócio do clube.