Começa nesta segunda-feira (3), a partir do meio dia, o Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 16 e 14 (Brascat). A competição, que promete reunir diversos talentos da vela brasileira, acontecerá entre os dias 3 e 5 de novembro, no Cabanga Iate Clube de Pernambuco, na sub-sede em Maria Farinha. Ao todo, até nove regatas serão realizadas, sendo até três por dia.

Vale lembrar que os resultados das regatas contam pontos no ranking classificatório para o Sul-Americano da classe, que será disputado após o Brascat (de 6 a 9 de novembro), novamente em Maria Farinha.

A expectativa da organização é que 35 barcos disputem o Brasileiro de Hobie Cat 16. Atual campeão, José Roberto de Jesus, que no Brascat de HC 16 de 2013, em Ilha Bela/SP, conquistou o título nacional com o proeiro Anderson Brandão, também de Ilha Bela, tentará o bicampeonato com outro proeiro – Otávio Peixinho (SP). O destaque regional fica com a dupla cearense Daniel Nottinghan e Mequitas Queiroz, que em julho deste ano conquistou o título do Campeonato Nordeste da Classe HC 16, realizado na praia de Maria Farinha.

Pernambuco tem um bom histórico no cenário nacional de Hobie Cat. No ano passado, por exemplo, o pernambucano Claudio Cardoso, que formou dupla com seu sobrinho Rafael Monteiro, ficou em quinto lugar no ranking geral. Este ano, porém, a dupla não disputará o torneio. O único representante de Pernambuco será Guilherme Araújo, que formará dupla com Karoline Bauermann, do Rio Grande do Sul.

HC 14
A previsão da organização é que 15 velejadores disputem o Brascat de HC 14. Nesta classe, o domínio é quase que total dos atletas do Iate Clube da Paraíba (ICPB). No Norcat de HC 14, os três primeiros colocados pertenciam ao ICPB – Fábio Espinar (campeão), João Octávio Costa (vice) e Diego de O Monteiro (terceiro lugar).

SUL-AMERICANO
O Campeonato Sul-Americano de Hobie Cat 16 é um degrau à frente para aqueles que participam do Brasileiro. Isso porque os 20 melhores no Ranking nacional estarão classificados para o torneio continental, que acontecerá entre os dias 6 e 9 de novembro, em Maria Farinha.

A expectativa da organização é que as regatas tenham 30 barcos – os 20 melhores do Brasil e o restante duplas estrangeiras, femininas e de jovens. A competição será de extrema importância para a flotilha de HC 16 do Brasil, isso porque o Sulcat classificará os últimos três países para os Jogos Pan-Americanos, que em 2015 será realizado na cidade de Toronto, no Canadá. Até o momento estão garantidos nos Jogos o Canadá, EUA, Guatemala e Porto Rico.