A equipe do Brasil foi eliminada do Campeonato Mundial de Optimist, que está sendo realizado em Dziwnow, na Polônia. Após passar para a fase final, a equipe brasileira foi eliminada pelo Chile. O velejador do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Tiago Monteiro, fez parte da equipe que representou o Brasil no Mundial. A falta de vento na última terça (1) e quarta-feira (2) terminou obrigando a organização do torneio a cancelar as finais por equipe. Com a chegada do vento na última quinta-feira (3), a organização decidiu realizar as finais. 

Após ter derrotado Rússia, Itália e Croácia na fase qualificatória, o Brasil chegou entre as 16 melhores equipes do mundo. A retomada da competição colocou os brasileiros novamente na água, perdendo para a boa equipe do Chile e sendo eliminados na competição. O grupo brasileiro foi formado pelos velejadores Tiago Quevedo, Tiago Monteiro (Cabanga Iate Clube de Pernambuco), João Tatsch, Matheus Oliveira e João Vasconcellos.

Singapura levou o título mundial por equipes, com a Tailândia no segundo lugar e a Argentina em terceiro.

MUNDIAL 2017
A organização do campeonato definiu, na última quinta-feira (3), que a Tailândia será a sede do Mundial de Optimist de 2017. Em 2016, o torneio que reúne os melhores velejadores de Optimist do mundo será realizado em Portugal.