Por João Jungmann
Diretor de Vela Oceano 

De vez em quando temos a oportunidade de apreciar um trabalho feito com carinho e dedicação exemplares e que chamam a nossa atenção. É o caso recente do rebalizamento da barra e do canal do rio Timbó que leva ao Cabanga Maria Farinha.

Por iniciativa própria e contando com a ajuda de pescadores locais, o sócio do Cabanga, comandante Roberto Reis, rebalizou a entrada da barra do Rio Timbó e ainda demarcou o canal de acesso até o rio propriamente. É importante lembrar que este canal mudou muito nos últimos anos devido a movimentação dos bancos de areia ali presentes.

As balizas – toras de coqueiro com mais de 6 metros de comprimento devidamente preparadas – foram obtidas por doação de um recente desmatamento para a construção do aeroporto de Nova Cruz e estão sinalizadas com flâmulas de plástico em verde e encarnado.

Segundo Roberto Reis, além da marcação com GPS do canal propriamente em uma maré 0,1m, ele contou com a orientação dos pescadores para a melhor colocação possível das balizas de maneira a permitir uma navegação segura no canal, especialmente nas marés mortas, onde reside a maior preocupação pois os bancos de areia ficam submersos, porém sem profundidade de água suficiente para a passagem das embarcações.

Todo o trabalho de fincar as balizas nos limites dos bancos de areia com o canal foi realizado em apenas um dia, em um mutirão com os pescadores locais, que ao final do dia, desfrutaram de um churrasquinho de linguiça e frango, regado a uma cachacinha, que parece ser a bebida preferida dos pescadores.

A imagem mostra as balizas no canal, onde se pode ver como está diferente do canal em 2010, data da imagem do Goolgle Earth. A recomendação do comandante Roberto Reis é que os navegadores se mantenham entre 50 a 70 metros das balizas todas de cor verde, deixando-as por boreste quando saindo do Rio Timbó em direção à barra. Notar também que o gate de saída está enviesado em relação à praia e já apontando para o canal de acesso da Coroa do Avião mais ao Norte.

Assim, tomando-se os 50 metros de distância das balizas, os waypoints “MFs” em notação de decimal de grau, para a entrada na barra e seguindo pelo canal até o Rio Timbó, são os que seguem na tabela abaixo.

 

Waypoints

Latitude

Longitude

MF01 – Entre as balizas Norte e Sul da barra

S 7,830183°

W 34,821717°

MF02

S 7,830448°

W 34,824872°

MF03

S 7,831019°

W 34,827610°

MF04

S 7,830644°

W 34,829409°

MF05

S 7,830798°

W 34,831494°

MF06

S 7,831625°

W 34,833264°

MF07 – a partir deste ponto a navegação visual é segura na entrada do Rio Timbó

S 7,832583°

W 34,834773°

 

O comandante Roberto Reis lembra que nada substitui a navegação visual, assim os waypoints de acesso ao Rio Timbó devem ser tomados como indicativos e referenciados para abril de 2014, já que as movimentações, mesmo que discretas, dos bancos de areia ao longo dos anos, devem ser levadas em consideração quando entrando ou saindo de qualquer barra.

Parabenizamos a iniciativa do sócio Roberto Reis! E como todo clube é feito por seus sócios, são ações como esta que nos fazem ter orgulho do Cabanga!