Enquanto os barcos estrangeiros vão aportando no Cabanga Iate Clube, a preparação das embarcações pernambucanas segue a todo vapor para a 26ª edição Regata Recife/Fernando de Noronha (Refeno). A competição, que tem largada programada para o próximo sábado (27), no Marco Zero, contará com 19 embarcações representando o Estado. Mas, até o momento, apenas 13 estão regularizadas e inscritas.

A expectativa fica por conta do famoso Ave Rara, que este ano luta pelo tetracampeonato da Refeno (Fita Azul). O barco foi o mais rápido da competição nos anos de 2010 (com 134 inscritos), 2012 (89) e 2013 (77). Caso seja o Fita Azul em 2014, o Ave Rara confirmará sua hegemonia. Vencendo três anos consecutivos.

O Ave Rara só perde para o baiano Adrenalina Pura, que soma sete títulos da Refeno. No entanto, ele não irá participar desta edição por conta de problemas com patrocinadores. Adrenalina venceu o Fita Azul nos anos de 2000, 2001, 2002, 2005, 2006, 2007 e 2008.

Outra embarcação que também pode pintar como surpresa na edição 2014 da Refeno é o Patoruzu. A embarcação comandada por Higínio Luís Marinsalta estava na liderança isolada da Refeno em 2013 e terminou voltando para o Recife após a vela ter rasgado.

Confira a lista de embarcações pernambucanas, com seus respectivos comandantes:

Algo +
Comandante: Gesio

Avatar
Paulo José de Almeida

Avoador 2
Comandante: Flávio Lôbo

Bolero II
Roberto Manoel Guedes

Cacara II
Comandante: Paulo José de Almeida

Chegado V
Comandante: Carlos Roberto Giacomin

Frevo
Comandante: Paulo Meira Lins

Nativo
Comandante: Jorge Neves

Patoruzú
Comandante: Higínio Luís Marinsalta

Toro
Comandante: Cleidson Nunes

Yakare
Comandante: Carlos Alberto Marrocos

JR 01
Comandante: Edvaldo Araújo Neto

Lampiao II
Comandante: Alfredo Quintino