A programação da regata de volta ao mundo Globe 40 marca para sexta-feira e sábado (03 e 04 de fevereiro) uma atividade bem especial. O público poderá, de forma gratuita, visitar os barcos que estão atracados na novíssima Recife Marina, no bairro de São José, bem no centro da capital pernambucana. Nos dois dias da ação, a visitação aberta aos veleiros será feita das 9h às 13h.

No entanto, a organização da Globe 40 reforça que o acesso à Marina não poderá ser feito de carro. Os veículos podem ficar estacionados na região do Marco Zero ou no Parador, por exemplo. Ao chegar na Marina, o visitante terá que deixar seu nome na entrada.

O público poderá conhecer de perto as quatro embarcações que completaram a etapa de Ushuaia, na Patagônia argentina, até o Recife. Foi a sexta e penúltima etapa da travessia, que tem previsão de chegada final em março deste ano, em Lorient, na França.

Na capital pernambucana, os veleiros chegaram entre sábado (28/01) e terça-feira (31/01). A primeira embarcação a chegar foi o Amhas, da dupla Graig Horsfield (EUA) e James Oxenham (GBR). No domingo (29/01), foi a vez do Gryphon Solo 2 (do norte-americano Joe Harris e do italiano Roger Junet) e do Sec Hayai, dos holandeses Frans Budel e Ysbrand Endt, cruzarem a linha de chegada, no Pina. E finalmente na terça (31/01), o Whiskey Jack – Mélodie Schäffer (CAN) e Tom Pierce (EUA) -, atracou na Recife Marina.

Do Recife, os barcos seguem do próximo domingo (05/02) para Granada, no Caribe, para a sétima e última parada antes do cruzamento da linha de chegada em Lorient, na França.

CLASSIFICAÇÃO

A classificação após as seis etapas da Globe 40 aponta o Sec Hayai na liderança, com 27 pontos perdidos. Na sequência: Amhas (30 pontos), Milai (36), Gryphon Solo 2 (48) e Wisckey Jack (63 pontos). Vale a pena relembrar que o franco-japonês Milai teve um problema no percurso e não completou a travessia de Ushuaia (ARG) para o Recife.

A Globe 40 é uma travessia com 30 mil milhas náuticas, que acontece durante nove meses e 140 dias. A partida da edição atual foi dada no dia 26 de junho de 2022, de Tânger, no Marrocos. No trajeto, já foram realizadas paradas em Cabo Verde (África), Ilhas Maurício (Oceano Índico), Auckland  (Nova Zelândia), Papeete (Polinésia Francesa), Ushuaia (Patagônia) e Recife (Brasil) .
 
APOIO E PATROCÍNIO

A Globe 40 é uma realização da empresa francesa Sirius Events, com suporte na organização da etapa de Recife da Federação Pernambucana de Vela (FPVela), apoio do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Recife Marina e Hotel Novotel Recife Marco Zero (inauguração este ano), TV Tribuna, All e Ibis Recife Boa Viagem (parceiros oficiais de hotelaria) com patrocínio da Prefeitura do Recife e Qair Brasil.

Fotos: Jean Marie Liot e Tsuey Lan Bizzocchi.