A presença dos barcos da regata de volta ao mundo Globe 40 mexeu com a rotina náutica do Recife e do Cabanga Iate Clube de Pernambuco nesta semana. Não à toa, uma vez que a capital pernambucana foi a única parada no Brasil do evento internacional. Neste domingo (05/02), eles seguem para mais uma etapa, que terá como destino Granada, no Caribe. De lá, estarão bem próximos da chegada, prevista para março, em Lorient (FRA).
Os veleiros, que ficaram atracados na novíssima Recife Marina (bairro de São José), vão partir do Marco Zero do Recife, às 15h. Será a última atividade por aqui de uma série de ações que foram realizadas desde a chegada do primeiro barco, o Amhas, no último dia 28 de janeiro. Também completaram o percurso o Gryphon Solo 2, o Sec Hayai e o Wisckey Jack. O franco-japonês Milai teve um problema após sair de Ushuaia, na Patagônia argentina, e não completou o trajeto.
Durante a estadia no Recife, os velejadores participaram de um jantar de boas vindas com organizadores, patrocinadores, autoridades e políticos, disputaram uma regata com convidados no Marco Zero e da festa de premiação, realizada no Cabanga Iate Clube de Pernambuco. O público também pode fazer uma visitação, de forma gratuita, aos veleiros na sexta e no sábado (03 e 04 de fevereiro), das 9h às 13h.
BIBLIOTECA DE EXPERIÊNCIAS
Durante este final de semana, outra atividade bem especial disponível para o público é o projeto biblioteca de experiências, que leva inclusão social com foco no incentivo à leitura. Trata-se de um ônibus de aprendizado e diversão que incentiva o compartilhamento do conhecimento e inspira a criatividade. Nele, é possível desenvolver várias ações, como brincadeiras, contação de histórias, oficinas e muito mais. O ônibus esteve estacionado na comunidade do Pilar, no sábado (04/02), das 13h às 15h, e o dia inteiro neste domingo (05/02) no Marco Zero.
SOBRE A COMPETIÇÃO
A Globe 40, que reúne barcos da Classe 40, é uma travessia com 30 mil milhas náuticas, com duração de nove meses e 140 dias. A partida foi realizada no dia 26 de junho de 2022, de Tânger, no Marrocos. O fim da regata, em Lorient (França), será em março de 2023. Vale destacar que, no percurso, aconteceram paradas em Cabo Verde (África), Ilhas Maurício (Oceano Índico), Auckland (Nova Zelândia), Papeete
(Polinésia Francesa), Ushuaia (Patagônia), Recife (Brasil) e Granada (Caribe).
APOIO E PATROCINADORES
A Globe 40 é uma realização da empresa francesa Sirius Events, com suporte na organização da etapa de Recife da Federação Pernambucana de Vela (FPVela), apoio do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Recife Marina e Hotel Novotel Recife Marco Zero (inauguração este ano), TV Tribuna, All e Ibis Recife Boa Viagem (parceiros oficiais de hotelaria) com patrocínio da Prefeitura do Recife e Qair Brasil.
PROGRAMAÇÃO
04 de fevereiro (sábado)
Visitação dos barcos aberta ao público
Local: Recife Marina (Bairro de São José)
Horário: 9h às 13h
05 de fevereiro (domingo)
Partida da Regata – 7ª Etapa – Recife (Brasil) e Granada (Caribe)
Local: Praça do Marco Zero (Recife Antigo)
Horário: 15h