Desde o dia 02/01 em ação na Cape2Rio2023, o Aventureiro 4 está sendo acompanhado em tempo real pelo rastreador IridiumGO/PredictWind. O fato mais recente registrado foi de tensão durante a madrugada da última quarta-feira (18/01), quando uma nuvem passou próxima ao barco pernambucano sugando o vento, que morreu completamente, pousando um bando de pássaros na embarcação.

“Parecia filme de terror. O balão se abraçou de medo com o mastro, e perdemos a condução do barco, que apontava para o lado errado. Foi preciso cerca de 2 horas de trabalho para conseguir seguir velejando para a direção correta. Os pássaros se foram ao amanhecer após deixarem o seu rastro por todo o convés”, descreveu a tripulação no rastreador IridiumGO/PredictWind do Aventureiro4.

CLIQUE AQUI PARA ACOMPANHAR O RASTREADOR

Ainda na quarta-feira (18/01), durante a tarde, os ventos foram bem fracos, entre 6 a 9 nós, dificultando o velejo de popa rasa. Isso porque fica difícil criar um vento aparente que ajude.

Vale ressaltar que o Aventureiro 4 tem uma equipe com seis tripulantes para a Cape2Rio, tradicional regata transoceânica do Hemisfério Sul. O barco está disputando a liderança com a embarcação norte-americana Norhi. A travessia de 3.500 milhas náuticas acontece entre a Cidade do Cabo (África do Sul), ponto de partida, e o Rio de Janeiro.

Previsão

A chegada do primeiro barco está prevista para o dia 21/01 (sábado) ou dia 22/01 (domingo).

Foto: Cape2Rio2023/divulgação