Está chegando a hora do MolokaBRA… A maior prova de Downwind do Brasil! Com disputa na região Nordeste, em Fortaleza, Pernambuco está garantido com três atletas da Canoagem Oceânica do Cabanga Iate Clube do Recife, sendo Clivia Maia no feminino e Luís Paulo Monteiro e Higinio Marisalta no masculino. Na capital cearense desde a última sexta-feira (10/09), o trio tem largada marcada para o dia 15/09 (quarta-feira), data de início da competição, que vai até 17/09 (sexta-feira).
Em sua 3ª edição, a mega prova tem ao todo 82 km, divididos em três dias – 18 km na abertura e 32 km no segundo e terceiro dia de competição. Os atletas partirão do Iate Clube de Fortaleza e seguirão para a praia do Cumbuco. No total, são 400 participantes distribuídos em várias modalidades. A Surfski (Canoagem Oceânica), por exemplo, conta com 50 atletas – 40 homens e dez mulheres, entre elas Clivia Maia.
Os percursos variam de 12 km a 52 km, com provas de velejo nas modalidades Kitesurf, Hydrofoil, Wing Foil e Windsurf e de remo nas modalidades Stand Up Paddle, VA’A, Paddleboard e Surfski. O nome MolokaBRA faz alusão à junção dos nomes Molokai e Brasil.
O MolokaBRA — alusão à junção dos nomes Molokai e Brasil — é uma competição desafiadora e de alta performance realizada na região Nordeste, considerada o paraíso dos ventos no Brasil por apresentar uma das melhores condições do mundo para a prática de downwind no velejo e no remo. Além disso, é um dos destinos turísticos brasileiros mais procurados devido às belezas naturais de quase 600 km de litoral, clima tropical e temperaturas amenas e constantes.
Encontro
Em Fortaleza/CE, os atletas pernambucanos estiveram ao lado do sul-africano Oscar Chalupsky (52 anos), campeão 12 vezes do Molokay, maior prova do Havaí de Canoagem. Ele é considerado um dos melhores remadores de Surfski do mundo.