O velejador do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Tiago Monteiro, desembarcou ontem à noite no Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife. Na bagagem, o título inédito da Coupe Internationale de Optimist, competição realizada na cidade de Plérin, na França, até a última sexta-feira (17). 

Tiago Monteiro e mais dez velejadores da Flotilha de Optimist do Cabanga participaram durante 16 dias do intercâmbio de vela na cidade francesa. Além da clínica no Centre Nautique de Plérin, os velejadores disputaram uma das maiores competições da classe de Optimist do mundo. A Copa Internacional de Optimist reuniu 403 atletas de nove nações diferentes, incluindo o Brasil, França, Noruega, Irlanda e Suíça.

Na regata final, o pernambucano desbancou dois franceses, Alexandre Auger e Louis Barbet, que terminaram em segundo e terceiro respectivamente. O segundo brasileiro melhor colocado foi Vinícius Gondim, também do Cabanga, que terminou a competição na 11ª posição, tendo vencido uma regata. 

“Sem dúvida nenhuma essa conquista é fruto de todo trabalho que o Cabanga Iate Clube de Pernambuco vem realizando ao longo dos anos com a vela de base. Não podemos também deixar de enaltecer os méritos de Tiago Monteiro, um jovem velejador que tem brilhado na água e ainda dará muita alegria para nosso clube e o nosso Estado”, resumiu o comodoro do Cabanga, Jaime Monteiro.

O feito alcançado por Tiago Monteiro o torna o principal nome da história do Optimist em Pernambuco. “Tiago está classificado pelo segundo ano consecutivo para um Mundial da classe e é hoje o principal favorito ao título do Campeonato Brasileiro de Optimist do próximo ano. Ele tem tudo para brilhar ainda mais”, garantiu o coordenador de vela do Cabanga, Edival Júnior.

A competição na França também serviu como preparação para o Campeonato Mundial de Optimist, que será realizado em Kamien Pormorski, na Polônia, de 25 de agosto a 5 de setembro deste ano. Assim como no último ano, Tiago Monteiro será um dos cinco representantes do Brasil na disputa mundial, que reúne os melhores velejadores de 62 países.

Confira a classificação completa dos velejadores do Cabanga no torneio internacional:

POS

VELEJADOR

   

GRUPO

1

Tiago Monteiro

   

OURO

11

Vinícius Gondim

   

OURO

57

Ludmila Lira

   

OURO

86

Letícia Lira

   

PRATA

96

Rodrigo Villaroel

   

PRATA

103

Arhtur Granja

   

PRATA

133

Júlia Ollivier

   

PRATA

139

Helena Granja

   

PRATA

Na classe iniciante, Antônio Roma terminou na 68ª posição, com 107 pontos perdidos.

INTERCÂMBIO
A viagem dos 11 velejadores do Cabanga Iate Clube para França foi parte do primeiro intercâmbio de um clube náutico no Brasil. Além da clínica de vela (realizada de 3 a 11 de julho) e da Coupe Internationale de Optimist (12 a 18 de julho), a programação também incluiu passeio de bicicleta e pique-nique na Ilha de Bréhat. Os velejadores ainda participaram de uma competição de Stand-up Paddle e uma mini-competição de Optimist França/Brasil.

PARCERIA
Como parceria, no final deste ano, a flotilha de Optimist do clube francês, Centre Nautique de Perros-Guirec, vem fazer esse mesmo tipo de clínica aqui em Pernambuco, no Cabanga Iate Clube de Maria Farinha, Litoral Norte de Pernambuco.