Contagem regressiva para o dia 25 de setembro de 2021, data oficial da 32ª Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno), com partida do Marco Zero, no Recife, e linha de chegada no Mirante do Boldró, em Fernando de Noronha. Até agora, 85 embarcações de 16 estados brasileiros e uma do exterior (Espanha) confirmaram participação para a maior regata oceânica da América Latina.
Entre os estados brasileiros com presença garantida na regata que promete ser a maior da história estão Pernambuco, Bahia, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte e Sergipe, da região Nordeste; São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, da região Sudeste; Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, da região Sul; Distrito Federal, Goiás e Espírito Santo, da região Centro-Oeste; Pará, da região Norte.
Em sua 32ª edição, a Regata Recife-Fernando de Noronha será disputa nas classes ORC, IRC, RGS, VPRS, Mocra, Catamarã, Trimarã, Aço, Alumínio, Bico de Proa, Aberta, Turismo e Clássicos. Os barcos percorrerão 300 milhas náuticas, o equivalente a 560 quilômetros, na principal travessia oceânica do Brasil, compartilhada por velejadores de diferentes estados brasileiros.
Vale lembrar que, por conta da pandemia do coronavírus, a Refeno não foi realizada em 2020. Em 2021, retorna ao calendário seguindo todos os protocolos sanitários estabelecidos pelos órgãos federais, estaduais e municipais. Todas as embarcações participantes deverão estar aptas a realizar a travessia rumo ao Arquipélago de Fernando de Noronha de acordo com os regulamentos da Marinha do Brasil.
Embarcações inscritas
São Paulo/SP – 21
Bahia/BA – 18
Pernambuco/PE – 15
Rio de Janeiro/RJ – 11
Rio Grande do Sul/RS – 3
Santa Catarina/SC – 3
Rio Grande do Norte/RN – 2
Distrito Federal/DF – 2
Paraná/PR – 2
Minas Gerais/MG – 1
Sergipe/SE – 1
Alagoas/AL – 1
Pará/PA – 1
Goiás/GO – 1
Espírito Santo/ES – 1
Ceará/CE – 1
Espanha/ESP – 1