Depois da vitória no Norte/Nordeste de Dingue, em Itamaracá, disputado nos dias 18 e 19 de março deste ano, o casal Karina e Hans Hutzler esteve na última quinta-feira (23) no Rio de Janeiro recebendo o título de campeões da IV Copa Brasil de Vela de Oceano, na categoria Mocra pelo desempenho de seu barco de oceano, o Aventureiro 3.
A premiação ocorreu em solenidade no Iate Clube do Rio de Janeiro. Na ocasião, foram premiados os campeões da Copa nas categorias ORC, IRC, BRA-RGS, Mocra e Clássicos.
A Copa Brasil de Vela de Oceano foi instituída em 2013 pela Associação Brasileira de Veleiro de Oceano (ABVO) com três objetivos: estimular a participação dos barcos de oceano em regatas; criar a cultura de um calendário nacional para a vela de oceano integrando vários estados e aumentar o número de barcos filiados à ABVO, aumentando, assim, a regulação da vela oceânica.
O Aventureiro 3 também venceu, em 2016, o Campeonato Brasileiro da Classe Mocra, que aconteceu em Pernambuco, com regatas em Recife e Porto de Galinhas.
Felizes com a vitória, Hans e Karina destacaram a importância de sua tripulação. “Nossos tripulantes são todos amigos desde a infância, praticamente todos velejaram de Optimist comigo”, disse Hans, referindo-se a Luciano de Oliveira, Walter Neukranz e Fábio Gomes. “Os meninos velejam com a gente desde nosso primeiro barco de oceano, o Regattinha, lá nos anos 90. Já conheço até as preferências alimentares deles”, completou Karina.
Além dos amigos também são tripulantes assíduos do Aventureiro 3 os filhos de Hans e Karina, Marina, de 15 anos, e Felipe, de 4 anos, que já participou de três Refenos.
Pernambuco levou os três primeiros lugares da classe Mocra, que é o sistema de tempo corrigido para multicascos. O segundo colocado foi o Jahu II, de Luis Moriel e o terceiro o Patoruzu, de Higinio Marinsalta.