- Planeje sua comunicação.
- Escute o canal antes de falar.
- Identifique-se. Nos comunicados longos, interponha sua identificação.
- Dê espaço aos outros – Não seja monologuista. Faça chamadas curtas.
- Use seu logbook – Anote as principais informações.
- Não se irrite. Demonstre cortesia e espírito esportivo.
- Quando solicitado faça a ponte.
- Evite repetir a mensagem. Diga entendido.
- Não permita que as transmissões sirvam para brincadeiras.
- Verifique seus equipamento a cada 6 meses. Elimine as fontes de interferência.
Técnicas
A qualidade da operação de radiotelefonia é função da clareza com que a mensagem é transmitida. Prepare-se antes e planeje O QUE e COMO dizer. Tenha as informações à mão e anote no Logbook as principais informações que foram transmitidas.
- Microfone – Dez centímetros em frente da boca.
- Volume – Fale em nível normal de conversação, diretamente ao microfone.
- Intensidade – A voz deve estar em um nível de intensidade superior ao normal.
Alfabeto Fonético |
|||||
A |
ALFA |
N |
NOVEMBER |
1 |
PRIMEIRO |
B |
BRAVO |
O |
OSCAR |
2 |
SEGUNDO |
C |
CHARLIE |
P |
PAPA |
3 |
TERCEIRO |
D |
DELTA |
Q |
QUEBEC |
4 |
QUARTO |
E |
ECHO |
R |
ROMEO |
5 |
QUINTO |
F |
FOXTROT |
S |
SIERRA |
6 |
SEXTO |
G |
GOLF |
T |
TANGO |
7 |
SÉTIMO |
H |
HOTEL |
U |
UNIFORM |
8 |
OITAVO |
I |
INDIA |
V |
VICTOR |
9 |
NONO |
J |
JULIETT |
W |
WHISKEY |
0 |
NEGATIVO |
K |
KILO |
X |
X-RAY |
|
|
L |
LIMA |
Y |
YANKEE |
|
|
M |
MIKE |
Z |
ZULU |
|
|
Convenções
- Posição: Latitute/Longitude Graus e Minutos, Norte ou Sul, Leste ou Oeste.
De um marco geográfico conhecido – 360° Norte Verdadeiro do marco. - Rumo: 360° Norte Verdadeiro da embarcação.
- Distânçia: Milhas Náuticas.
- Velocidade: Knots – Milhas Náuticas por Hora.
FRQUÊNCIA VHF – FM
- Canal 06 – Entre embarcações – Segurança
- Canal 09 – Tráfego
- Canal 16 – Chamada e Socorro
- Canal 68 – Exclusivo Iatismo
- Canal 69 – Embarcações de pequeno porte
- Canal 70 – Exclusivo Iatismo
- Canal 71 – Embarcações de pequeno porte
Freqüência UHF – SSB
A – Estações Costeiras:
2.182 kHz | Socorro Internacional (curta distância) |
4.125 | Socorro Atlântico Sul (longa distância) |
4.137,4 | Tráfego barco/barco/costeira – 2ª estação trabalho |
4.143,6 | Tráfego barco/barco/costeira – Mundial |
4.431,8 | Frequência de trabalho normal – 1ª estação trabalho |
8.291,1 | Trafego entre costeiras longa distância |
12.435,4 | Trafego entre costeiras longa distância |
B – Estações de Embarcações de Recreio:
2.182 kHz | Socorro Internacional (curta distância) |
4125 | Socorro Atlântico Sul (longa distância) |
2.638 | Tráfego barco/barco |
4.137,4 | Tráfego barco/barco/costeira – 2ª estação trabalho |
4.143,6 | Tráfego barco/barco/costeira – Mundial |
4.431.9 | Frequência de trabalho normal – 1ª estação trabalho |
8.291,1 | Trafego entre costeiras longa distância |
12.435,4 | Trafego entre costeiras longa distância |
C – Networks:
13983 | Dona América 18:30 Brasília |
Chamadas de Emergência
Chamado PAN PAN (Pane)
Chamada de urgência, informando a natureza do problema da embarcação.
- PAN, PAN, PAN; aqui embarcação ________ na posição __________. Natureza do problema e do auxílio requerido.
Chamado de MAYDAY (Socorro)
Chamada de emergência, quando há necessidade de auxilio urgente por motivo de catástrofe a bordo, como incêndio, problemas que envolvam socorro médico ou mesmo explosão e afundamento irremediável da embarcação.
- MAYDAY, MAYDAY, MAYDAY; aqui embarcação posição Natureza do problema e do auxílio requerido.
Securité
Chamado de urgência, quando houver um risco a navegação, um perigo iminente que possa causar danos as embarcações.
- SECURITÉ, SECURITÉ, SECURITÉ; aqui __________ Natureza do risco e da atenção requerida.