O Cabanga Iate Clube tem diversas flotilhas de monotipos em atividade. Venha fazer parte de um dos mais tradicionais clubes náuticos do país!
Classe Optimist
O Optimist é um pequeno barco a vela, tripulado apenas por uma pessoa e utilizado pelas escolas de vela em todo o mundo para a iniciação de crianças até aos 15 anos de idade. Com 2,34m² de comprimento total, largura de 1,13m² e área vélica de 3,25m².
Flotilha Optimist
Capitão de Flotilha: Rosana Gondim
Contato: rogondimpe@hotmail.com
Veleiro: Optimist (Comprimento: 2,30 m – Boca: 1,1 m – Peso: 35 kg – Área Vélica: 3,5 m² – Vela: Mestra)
Projetista: Clark Mills (USA 1947)
Tripulante: 1 (criança de 7 a 15 anos)
Site Brasil: https://optibra.com.br/
Site Internacional: http://www.optiworld.org
Classe ILCA (Antigo Laser)
A ILCA é um barco a vela de classe olímpica, a mais popular do mundo, tripulado por apenas um velejador. Com um casco com 4.23 metros de comprimento total e 3.81 metros de comprimento na linha de água. Pesa 56.7 kg. De acordo com a área de vela, o Laser é subdividido em três classes distintas:
- ILCA 7 (Laser Standard – olímpica masculina) – 7.06 m2 de área de vela e é desenhado para ser velejado por um iatista forte com mais de 80 kg.
- ILCA 6 (Laser Radial – olímpica feminina) – área de vela menor com 5.76 m2; suplantou as embarcações tipo Europa para o evento feminino de vela nos Jogos Olímpicos.
- ILCA 4 (Laser 4.7 – transitória do Optimist para a Radial ou Standard).
Flotilha ILCA
Capitão de Flotilha: Homero Basílio
Projetista: Bruce Kirby & Ian Bruce (Canada 1969)
Tripulante: 1 (juvenil ou adulto)
Site Brasil: https://brasilca.org.br/
Site Internacional: http://www.laserinternational.org
Classe Snipe
O Snipe é um barco projetado no ano de 1931, pelo Americano William Crosby para dois tripulantes. A Classe atualmente tem sido considerada uma das mais competitivas dentre todas as classes no Brasil e faz parte das classes Pan Americanas.
Flotilha 211
Capitão de Flotilha: Dante Novaes
Contato: dantenovaes13@gmail.com / 81 99940-1929
Veleiro: Snipe (Comprimento: 4.7 m – Boca: 1.5 m – Peso: 172,8Kg – Área Vélica: 10.8 m² – Velas: Mestra e Buja)
Projetista: William Crosby (USA 1931)
Tripulantes: 2 (duplas masculinas; femininas ou mistas)
Site Brasil: https://snipe.com.br/
Site Internacional: http://www.snipe.org
Classe Dingue
O Dingue é um pequeno veleiro monotipo muito popular no Brasil. Um excelente barco, de fácil montagem e regulagem, para dois tripulantes em regatas. Muito utilizado também para quem procura diversão e lazer em águas abrigadas, podendo levar de uma a quatro pessoas. Excelente barco escola, por ser bastante simples e por ser muito estável.
Flotilha Dingue
Capitão de Flotilha: Gustavo Borba
Contato: 81 99223-1370
Veleiro: (Comprimento total de 4,16 m, boca (náutica) de 1,66 m, pontal (náutica) de 0,48 m, peso do casco 85 kg e uma área vélica de 6,5m2)
Projetista: Miguel Pomar
Tripulantes: 2 (adultos)
Classe Day Sailer
O Day Sailer é um barco que visa segurança e boa navegabilidade, construído numa estrutura em fibra de vidro, de fácil montagem e conforto a tripulação. Comporta no máximo 04 tripulantes podendo ser utilizado tanto para passeios como em regatas com 02 tripulantes.
Flotilha Day Sailer
Capitão de Flotilha: Lucas Barbalho
Contato
Veleiro: (comprimento total de 5,10 m – 17 pés, um calado de 0,18m/1,14m)
Projetista: Uffa Fox
Tripulantes: 02 Tripulantes
Site Brasil: www.daysailer.com.br
Classe Hobie Cat 16
O Hobie Cat 16 é um catamarã para 2 tripulantes e altamente competitivo. Considerado uma das classes mais praticadas entre os multicascos possuem adeptos no mundo todo. Esta embarcação pode atingir velocidades elevadas. Fez parte do programa dos jogos pan-americanos por um longo tempo, sendo esta a mais vitoriosa no nosso Estado, com pernambucanos campeões mundiais, nacionais e regionais.
Flotilha Hobie Cat
Capitão de Flotilha: Guilherme Araújo
Contato:
Veleiro: (comprimento de 5,05m e largura de 2,41m e área vélica de 26,45m²
Projetista: Hobie Alter
Tripulantes: 02 Tripulantes
Site Brasil: www.abcht.com.br
Vela Jovem
A vela jovem é conhecida como a categoria em que os velejadores após os 15 anos entram para continuar seu desenvolvimento da modalidade a vela. Entende-se a Vela Jovem como um período de transição da vela de base (optimist) para a vela olímpica. Os barcos velejados pelos adolescente são similares aos usados na categoria olímpica.
A vela jovem também pode ser compreendida como vela de base para os velejadores que começam a velejar após os 15 anos, ou que fizeram o período do Optimist muito curto.
Classes pré-olímpicas: ILCA (antiga classe Laser), 420, 29er e Nacra 15
Capitão de Flotilha: Antônio Almeida / Laís Guimarães