No Cabanga Iate Clube de Marinha Farinha, no Litoral Norte de Pernambuco, a Clínica de Canoagem Oceânica foi sucesso após dois dias seguidos de realização (29/10 e 30/10). Com aulas teóricas e práticas ministradas pelo educador físico Paulo Barbosa, os dez participantes tiveram uma experiência de iniciação à canoagem, uma das modalidades que mais cresce no mundo.
Confira a galeria de fotos pelas lentes de Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga
O encontro também deu visibilidade à canoagem entre os sócios. “A troca com Paulo Barbosa, ex-atleta da Seleção Brasileira de Canoagem Olímpica, treinador do Comitê Paralímpico Brasileiro, além de professor de Educação Física, foi fundamental para o aprendizado. Quem participou da clínica ganhou a oportunidade de vivenciar a Canoagem Oceânica e também de adquirir os conceitos básicos da modalidade”, contou a atleta Clívia Maia, uma das organizadoras do evento.
A clínica possuiu um formato de progressão de ensino para que os participantes pudessem maximizar a introdução à modalidade, como técnicas básicas e fundamentais de equilíbrio e segurança, resgates e auto resgates.
Além dos ensinamentos, a Clínica de Canoagem Oceânica do Cabanga possibilitou o lazer, opção para o esporte de uma maneira geral. “A canoagem se insere hoje, como lazer e competição. A canoagem é ampla porque tem diversas formas de praticá-la, em canoas e caiaques, cada qual com sua característica peculiar”, ressaltou Clívia.
Confira como foi a programação
Abertura (29/10)
Módulo “Iniciação e Formação”: apresentação do surfski, estrutura e o material, além dos equipamentos de segurança, entrada e saída do barco, virar e desvirar, equilíbrio e pró-percepção e técnicas básicas (membros superior, tronco e membros inferiores).
Segundo dia (30/10)
Módulo “Desenvolvimento e Treinamento”: condicionamento físico, experiência de remar barcos de competição e longas distâncias, polimentos dos aspectos técnicos, periodização esportiva, treinamento específico e aula prática no mar.