Os velejadores do Cabanga Iate Clube de Pernambuco – Tiago Monteiro e Marina Hutlzer – encerraram, no último sábado (18), suas participações no Campeonato Sul-Americano de Optimist, realizado em Paracas, no Peru. Os pernambucanos fecharam a competição latino-americana na sétima e 41ª colocações do grupo Prata respectivamente (formado pelos velejadores que terminaram a primeira fase no grupo entre 52ª à 104ª posição). Ao todo, 153 velejadores participaram da competição.

Nas duas últimas regatas da competição, realizada no último sábado (18), Tiago Monteiro tirou um quinto e terminou sendo desclassificado na segunda após ter escapado. Ao todo, ficou com 140 pontos perdidos no total. Com essa pontuação, o velejador do Cabanga terminou a competição na sétima posição do grupo Prata e 58ª no geral.

Já Marina Hutzler encerrou a competição na 41ª colocação do Grupo Prata e 92ª no geral. Nas regatas finais, melhorou seu desempenho tirando um 23º e 34º pulando da 48ª para a 41ª. Entre as mulheres, a velejadora pernambucana ficou na 21ª posição. 

O grande campeão do Sul-Americano foi o argentino Juan Ignacio Queirel. O brasileiro Tiago Quevedo, que até a última quinta-feira (16) liderava a competição, terminou o Sul-Americano em oitavo no geral, após ter sido desqualificado nas duas regatas da última sexta-feira (17). A brasileira Rafaella Salles, que até então liderava a competição feminina do grupo Ouro, terminou em segundo no torneio feminino, atrás da chilena Roberta Parodi Werth. Confira a tabela completa com a classificação e resultados regata a regata clicando aqui

SUL-AMERICANO POR EQUIPE
O grande feito para a vela brasileira foi a conquista a medalha de prata no Sul-Americano por Equipe, realizado na última quarta-feira (15). O velejador do Cabanga Iate Clube de Pernambuco integrou o time 1 do Brasil e ao lado de Tiago Quevedo, Gabriel Lopes, João Emílio e João Pedro, todos do Rio Grande do Sul, terminaram a competição em grupo na vice-colocação, perdendo na final para a Argentina. O Chile ficou com a terceira colocação da competição por equipes. 

RESULTADOS
Clique aqui e confira o resultado final do Sul-Americano 2015 de Optimist.