Depois de terminar o primeiro dia do 43º Campeonato Brasileiro de Optimist, que está sendo realizado na Baia de Guanabara, no Rio de Janeiro, na terceira posição da categoria Infantil, o velejador do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Tiago Soares, assumiu, nesta terça-feira (13), o primeiro lugar da categoria. Nas três regatas do dia, o pernambucano alcançou um nono, um oitavo e um 15º lugar.

Somando as seis regatas disputas e já com o descarte do pior resultado, Tiago Soares está com 45 pontos, 16ª posição no geral. O segundo colocado da categoria Infantil é o carioca Luiz Correia, que tem 50 pontos. Lars Kunath, de São Paulo, é o terceiro com 60 pontos.

Quem também se manteve na vice-liderança da categoria Mirim foi Pedro Wiegand, também do Cabanga. O jovem velajador está com 227 pontos. Na sua categoria, o primeiro colocado é Berardo Martins, do Rio de Janeiro, com 143 pontos. Diogo Petersen, também do Rio de Janeiro, completa a lista dos três primeiros com 250 pontos.

No Juvenil feminino, Marina Hutzler permaneceu em terceiro da categoria com 124 pontos. Ludmila Lira está em quinto com 179, Letícia Lira em nono com 193 e Luísa Vasconcelos em 11º com 245 pontos. Pelo Infantil feminino, Julia Ollivier está em terceiro (179 pontos) e Marina da Fonte na quinta colocação (217).

MONTEIRO
Tiago Monteiro também teve um bom aproveitamento no segundo dia do Brasileiro e terminou o dia entre os cinco primeiros colocados no geral. O pior resultado de Tiago nesta terça-feira (13) se deu logo na primeira regata do dia – um 18º lugar. Mais concentrado, ele melhorou na segunda, após um quinto lugar, e terminou o dia com um segundo lugar. Após seis regatas, Tiago Monteiro tem 23 pontos.

A liderança da competição segue com o gaúcho e atual campeão brasileiro Tiago Quevedo, com sete pontos. O segundo colocado é Gabriel Camargo, também do Rio Grande do Sul, com nove pontos. Diogo Zabeu (SP) tem 15 pontos e está em terceiro.

“A Flotilha do Cabanga está muito bem. Os mais experientes estão andando bem e os mais novos estão adquirindo uma experiência muito boa para a carreira, pois estamos falando de um campeonato que reúne os 145 melhores velejadores do Brasil. Estamos com grandes chances de conquistar o título no individual com Tiago Monteiro. Chegamos na metade da competição e muita coisa ainda pode acontecer”, resumiu Edival Júnior, treinador do Cabanga.

Nesta quarta-feira (14), mais três regatas devem ser realizadas. É importante lembrar que 12 regatas estão programadas para a competição, com um descarte. Na quinta-feira (15) será realizada o Campeonato Brasileiro por Equipe.

O Brasileiro de Optimist reúne 145 velejadores. A delegação de Pernambuco é composta 14 velejadores, todos do Cabanga Iate Clube de Pernambuco.

Confira a classificação de cada um dos velejadores do Cabanga após a realização de seis regatas

Masculino (oito)
Tiago Monteiro
5º lugar no Juvenil

Vinícius Oliveira
26º lugar no Juvenil

Rodrigo Villarroel
56º lugar no Juvenil

Tiago Soares
1º lugar no Infantil

Roberto Cardoso
18º lugar no Infantil

Guilherme Santa Anna
35º lugar no Infantil

Arthur Granja
40º lugar no Infantil

Pedro Henrique Wiegand
2º no Mirim

Feminino (seis)
Marina Hutzler
3º lugar no Juvenil Feminino

Ludmila Lira
5º lugar no Juvenil Feminino

Letícia Lira
9º lugar no Juvenil Feminino

Luísa Vasconcelos
11º lugar no Juvenil Feminino

Julia Ollivier
3º lugar no Infantil Feminino

Marina da Fonte
5º lugar no Infantil Feminino