O velejador do Cabanga Iate Clube de Pernambuco Tiago Monteiro (Royal Horse/Socil/Pronautic), 13 anos, inicia, nesta quarta-feira (22 de outubro), a disputa do Campeonato Mundial de Optimist, que será realizado de até o dia 31 de outubro, no Náutico San Isidro Club, em San Isidro/Argentina. A competição, que reúne os cinco melhores velejadores de cada país, terá 214 velejadores de 51 países. Ao todo, serão realizadas até 12 regatas, sendo até três por dia, dependendo das condições do vento.

“Me sinto muito bem preparado. Sempre foi um sonho participar do Mundial. Era um objetivo que eu vinha mirando há um bom tempo”, comentou o pernambucano que está na argentina desde o último dia 12 de outubro. Tiago Monteiro, único nordestino na equipe, estará ao lado de mais quatro brasileiros – Tiago Quevedo (RS), Gustavo Abdulklech (RJ), Gabriel Camargo (RS) e Clara Penteado (RJ). 

Após uma semana de treinamento com dedicação exclusiva, a delegação brasileira realizou um trabalho de aclimatação, regulagens e preparação para o Mundial 2014. No último final de semana, os cinco representantes nacionais participaram do Campeonato Internacional Cidade de San Isidro, que serviu como treinamento para os atletas, técnicos e oficiais de regata que estarão atuando na competição internacional. 

“O evento serviu para testarmos largadas em flotilha grande, aproximação de boias, marcações, aplicações das regras, reconhecimento das embarcações da Comissão de Regatas, atuação do Jury (árbitros), cores e tamanhos das boias, alterações da corrente, mudanças de vento entre outros fatores muito próximos do que encontraremos no ambiente de competição durante o Campeonato Mundial”, resumiu o chefe da delegação Jônatas Gonçalves.

A última vez que Pernambuco classificou um velejador de Optimist para o mundial foi no final da década de 90, com as irmãs Roberta e Andréa da Rosa Borges, em 1999. Antes delas, em 1978, Flávio Melo se tornou o primeiro pernambucano a se classificar para o mundial da categoria. É importante citar que em 1985, Hans Hutzler participou do Campeonato Mundial Aberto de Optimist na Filândia.

A preparação de Tiago para o Mundial foi intensa. Na parte técnica, além dos treinamentos no Cabanga, supervisionados pelo seu técnico Edival Júnior, a jovem revelação da vela pernambucana participou de um Sul-Americano, na Venezuela; de uma Clínica de Vela promovida pela CBVela em São Paulo e de um torneio preparatório, no Rio de Janeiro. Para complementar a parte técnica, Tiago também cuidou do emocional, outro grande adversário.

VAGA
Garantem vaga para o Mundial de Optimist apenas os cinco primeiros do ranking geral da Associação Brasileira de Vela na classe Optimist, que soma a pontuação do Campeonato Brasileiro de Optmist (realizado no início deste ano, em Marinha Farinha, com a participação de 142 velejadores), onde Tiago conquistou o terceiro lugar geral, com a pontuação do 41o Norte/Nordeste de Optimist (realizado na Baía de Todos os Santos, em Salvador/BA), onde Tiago terminou na quinta posição geral. Juntando essas duas competições, o velejador do Cabanga Iate Clube terminou o ranking geral na quarta colocação.

MELHORES
O Brasil será representado por cinco velejadores:
1o – Tiago Quevedo (RS)
2o – Gustavo Abdulklech (RJ)
3o – Gabriel Camargo (RS)
4o – Tiago Monteiro (PE)
5o – Clara Penteado (RJ)

CURRICULUM
Tiago Monteiro
Começou a velejar aos nove anos;
Bicampeão da N/NE de Optimist (2013/2014);
Campeão Pernambucano de Optimist (2013);
Campeão Brasileiro de Optimist – categoria Mirim (2013);
Campeão Brasileiro de Optimist – categoria Infantil (2014);
Primeiro velejador da história a ficar entre os cinco primeiros colocados do Brasileiro por dois anos consecutivos;
Quarto atleta pernambucano a disputar um Mundial de Optimist

TRANSMISSÃO EM TEMPO REAL
O evento terá transmissão online pelo site oficial do evento – http://optiworlds2014.org/index.php