Os velejadores que disputarão a 26ª Edição da Regata Recife/Fernando de Noronha, no próximo sábado (27), conheceram um pouco da cultura de Pernambuco na Noite de Recife, evento cultural que marca a semana pré-Refeno, realizada na última terça-feira (23), na Praça Cisne Branco, no Cabanga.

Durante pouco mais de meia hora, o público presente na apresentação pode acompanhar a performance dos integrantes do Balé Popular do Recife, que com beleza e técnica apresentou um espetáculo com vários ritmos da dança popular, como guerreio, brincante, maracatu, galante, afro, caboclinho e uma sequência de frevos.

A receptividade dos velejadores de fora de Pernambuco com a apresentação do Balé Popular foi bastante positiva. “Eu acho legal essa apresentação. Conhecer um pouco da origem da cultura de Pernambuco é muito legal”, comentou o comandante da embarcação Açores III, Adalto Novo, do Rio Grande do Sul.

“Vocês estão mostrando um pouco da cultura de Pernambuco. Nós que somos de outro estado as vezes não conhecemos ou não temos a oportunidade de conhecer e essa é uma ótima oportunidade de apreciarmos a cultura desse Estado. Um evento fantástico. É muito positivo expor a cultura rica de vocês para todos nós”, elogiou Eugênio Lisboa, comandante da embarcação Anakena.

“Acho que tem dois locais no Brasil onde ainda existem cultura popular. Uma são as tradições gaúchas no Rio Grande Sul e a outra é o Balé Popular do Recife. Uma apresentação como essa torna a Refeno uma regata diferenciada. É uma oportunidade única o velejador vim participar da regata e assistir, de graça, uma apresentação como essa”, comentou o comodoro do clube, Marcos Medeiros.

Nesta quinta-feira (25), a programação social da Refeno segue com dois eventos – o hasteamento das bandeiras, a partir das 18h, e jantar de confraternização em seguida. Todos os dois eventos no Cabanga Iate Clube.